Vem aí Orquestra nos Distritos – 12ª Edição

Orquestra Ouro Preto retoma tradicional projeto, com apresentações gratuitas destinadas a crianças, jovens e comunidade escolar da rede pública de ensino dos distritos do município de Ouro Preto.

Home » Vem aí Orquestra nos Distritos – 12ª Edição
Por Tino Ansaloni Publicado em 29/11/2018, 17:13 - Atualizado em 03/07/2019, 20:27

Cristian Budu, um dos mais prestigiados pianistas brasileiros da atualidade, se junta à Orquestra na décima segunda edição do projeto.  

Foto-Íris Zanetti.

 Com regência do Maestro Rodrigo Toffolo, a Orquestra Ouro Preto visita os distritos de Ouro Preto para uma série de concertos nos dias 03 e 07 de dezembro. As apresentações serão em Amarantina, Cachoeira do Campo, Santo Antônio do Leite, Rodrigo Silva, Santa Rita e Lavras Novas. Os concertos são gratuitos e realizados com patrocínio da Gasmig, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e incentivo da Secretaria de Estado de Cultura do Governo de Minas Gerais.

Orquestra nos Distritos

Os distritos não poderiam ficar de fora das comemorações da maioridade da Orquestra Ouro Preto, que este ano completou 18 anos de atividades ininterruptas. O grupo retorna aos distritos, realizando um de seus projetos mais queridos, que busca democratizar o acesso à cultura, para além dos grandes centros do país. E, para celebrar a 12ª Edição do projeto, a Orquestra preparou algumas surpresas.

Uma delas diz respeito à presença do pianista Cristian Budu, que se junta à Orquestra Ouro Preto nas apresentações. Budu é festejado em todo o mundo como um dos maiores e mais talentosos jovens pianistas da atualidade. Vencedor do Concurso Internacional de Piano Clara Haskil, é o primeiro brasileiro a ganhar esta premiação, que é considerada uma das mais importantes do mundo.

Concertos Didáticos

Ressaltando um dos objetivos do projeto, que é o de formar público, os concertos terão caráter didático, destinados a crianças, jovens e a toda comunidade escolar da rede pública de ensino dos distritos, contando curiosidades sobre a música de concerto e sobre os instrumentos que fazem parte de uma orquestra, ao buscar desmistificar mitos, como aquele que diz que a música de concerto é de difícil compreensão.

As demais surpresas desta edição estão relacionadas, exatamente, à natureza pedagógica dos concertos. Antes das apresentações, o Maestro Rodrigo Toffolo fará visitas às escolas dos distritos, promovendo um bate-papo com alunos e professores, falando da importância da música e da arte na formação educacional das pessoas e, sobretudo, humana. Associada às palestras, o Maestro fará doação, a cada um dos estudantes, de uma edição do livro Amiga Música, lançado ano passado e distribuído pela Editora Moderna. Escrito pelo Maestro Rodrigo Toffolo, com ilustrações do cartunista Ziraldo e de Mig, o livro conta a história da pequena Bia, uma garotinha que descobre os segredos da vida através da música.

Rodrigo Toffolo, Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Ouro Preto, comenta sobre a experiência de retornar aos distritos em 2018. “O Orquestra nos Distritos é um projeto que guardamos grande carinho. Há mais de 10 anos visitamos as comunidades pertencentes ao município. E, como fazem quase três anos que não nos apresentamos nos distritos, resolvemos fazer uma série de concertos que dialogam com o principal objetivo do projeto, que é a democratização do acesso à cultura. Por isso, os concertos terão caráter didático e serão destinados à comunidade escolar dos distritos, em uma série de ações pedagógicas que vão dos concertos em si, passando por palestras e pela distribuição de material educativo”, conta o maestro, destacando ainda a presença de Cristian Budu. “Importante frisar também a presença de Cristian Budu ao lado da Orquestra; um grande músico que vem se apresentando nas principais salas de concertos de todo o mundo. Será uma oportunidade única de presenciar sua performance e promover o contato de crianças e jovens com ele”, finaliza.

 

Confira a agenda:

Dia 3 de dezembro – segunda-feira

8h30- Igreja São Gonçalo do Amarante – Amarantina

10h30- Igreja de Nossa Senhora de Nazaré – Cachoeira do Campo

14h30- Igreja de Santo Antônio – Santo Antônio do Leite

 

Dia 7 de dezembro- sexta-feira

8h30- Igreja de Santo Antônio – Rodrigo Silva

10h30- Salão Paroquial Felipe Turco – Santa Rita

14h30- Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres – Lavras Novas

 

Deixar Um Comentário