Barragem Água Fria: estrutura está desativada, estável e com obras de descaracterização em andamento

Barragem Água Fria, localizada em Rodrigo Silva, distrito de Ouro Preto, foi oficialmente descomissionada em 2008

Home » Barragem Água Fria: estrutura está desativada, estável e com obras de descaracterização em andamento
Por Mineradora Topázio Imperial Publicado em 23/05/2025, 14:58 - Atualizado em 23/05/2025, 15:52
barragem-agua fria-rodrigo-silva- distrito-ouro-preto
Foto/Crédito – Empresa Topázio Imperial Siga no Google News

A Barragem Água Fria, localizada em Rodrigo Silva, distrito de Ouro Preto, sob responsabilidade da empresa Topázio Imperial, foi construída no final da década de 1970 com a finalidade de armazenar rejeitos provenientes do beneficiamento do topázio imperial. A estrutura foi oficialmente descomissionada em 2008, ou seja, não recebe mais rejeitos e está totalmente desativada desde então.

Desde o encerramento das atividades, a Topázio Imperial tem mantido estudos técnicos contínuos sobre a barragem, assegurando sua segurança e estabilidade. Em uma das campanhas mais recentes de investigação, realizada para subsidiar o levantamento do estado atual da estrutura (conhecido como 'as is'), foi confirmada a metodologia construtiva a montante, comum à época de sua implantação. O mesmo estudo atestou que a barragem se encontra estável, com fatores de segurança acima do mínimo exigido pela legislação brasileira.

Importante destacar que a Barragem Água Fria nunca teve uma Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) negativa, o que significa que, ao longo de sua vida útil e após sua desativação, sempre foram mantidas condições adequadas de segurança.

Em 2022, a barragem foi classificada em nível 1 de emergência, exclusivamente por uma exigência técnica da nova Resolução nº 95/2022 da Agência Nacional de Mineração (ANM). A norma passou a demandar que todas as barragens do país comprovem capacidade hidráulica suficiente para suportar chuvas extremas com período de retorno de 10.000 anos. A Topázio Imperial já realizou as adequações necessárias para atender a esse novo critério e aguarda a revisão do órgão fiscalizador para que o nível de emergência da estrutura possa ser reavaliado.

Por fim, a empresa informa que o projeto de descaracterização da Barragem Água Fria está em andamento, com previsão de conclusão das obras até agosto de 2026. A medida cumpre com as determinações legais vigentes e reafirma o compromisso da Topázio Imperial com a segurança das estruturas e o bem-estar da população local.

Deixar Um Comentário