Discussões sobre MG-129 se intensificam na região

Legislativo ouro-pretano participa de reunião na Câmara Municipal de Santa Bárbara que também envolveu representantes das cidades de Barão de Cocais, Catas Altas e Mariana

Home » Discussões sobre MG-129 se intensificam na região
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 16/05/2025, 17:43 - Atualizado em 16/05/2025, 18:23

Na manhã dessa sexta-feira (16), o Grupo de Trabalho Amplo da MG-129 se reuniu para mais uma rodada de discussões sobre a rodovia com representantes dos municípios de Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Barão de Cocais e Santa Bárbara e do DER-MG na Câmara santa-barbarense para alinhar estratégias para melhorias da estrada, visando principalmente a segurança de quem trafega pela via.

De Ouro Preto, participaram o presidente Vantuir Silva, os vereadores Wemerson Titão e Carlinhos Mendes e o secretário de Obras e Urbanismo, Franklin Evangelista. Segundo Vantuir, os municípios interessados decidiram pelo que chamam de projeto “macro”, com uma obra mais definitiva para a estrada. Trata-se de um projeto de requalificação e adaptação do trecho da MG-129 que abrange as cinco cidades, com alguns pontos de duplicação, por exemplo, e melhorias em todo o trajeto.

A estimativa do valor do custeio do projeto de engenharia é de R$5 milhões. Essa é uma etapa essencial e que antecede qualquer processo para uma intervenção maior, como uma duplicação. O GT MG-129 se responsabilizou pela metade do valor, ou seja, R$2,5 milhões. A outra parte será custeada pelos outros envolvidos (municípios). Ouro Preto, Mariana e Barão de Cocais já concordaram em fazer o rateio. Já Santa Bárbara e Catas Altas pediram uma semana para fazer avaliação orçamentária. Assim, foi dado o prazo até o dia 30 de maio para as cinco cidades fazerem a avaliação orçamentária e darem a resposta definitiva de quem vai poder ajudar financeiramente e com qual o valor.

Para Olemar Tibães, representante da Vale no GT, “nós demos o primeiro passo no sentido de materializar a governança para a gente ter o projeto executivo de engenharia que vai requalificar e urbanizar a MG-129. As empresas do GT e os cinco municípios aqui representados estão se organizando para custear esse valor, sendo que o GT ficará com 50% e os municípios com os outros 50%. A partir disso, a gente passará a fazer o projeto e entregá-lo até o final do ano para o DER, na sua coordenação-geral, que se comprometeu a fazer o processo licitatório e que o início das obras será ainda em 2026”.

O Grupo de Trabalho Amplo da MG-129 é formado por 15 empresas da região e as discussões contam com representantes dos Poderes Legislativo e Executivo das cinco cidades e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Já foram realizadas reuniões em Mariana, Catas Altas, Ouro Preto e, agora, em Santa Bárbara. A próxima reunião sobre o tema será no dia 11 de junho (quarta-feira), às 9h, na Câmara Municipal de Barão de Cocais.

Deixar Um Comentário