Treze anos depois – Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto iluminam novamente a cidade histórica em 2025 com Valencianas

Assista vídeo de 2012 onde Alceu promete voltar a cidade de Ouro Preto. A promessa será cumprida no dia 24/05

Home » Treze anos depois – Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto iluminam novamente a cidade histórica em 2025 com Valencianas
Por Tino Ansaloni Publicado em 15/05/2025, 21:36 - Atualizado em 16/05/2025, 09:45
alceu-valenca-orquestra-ouro-preto-2012-valencianas
Foto – Apresentação de Valencianas em Ouro Preto, no ano de 2012 / Foto – Tino Ansaloni Siga no Google News

Leia aqui Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto apresentam Valencianas a divulgação de 2012
Assista Morena Tropicana, apresentada em 2012 com uma linda participação do público.

No final do vídeo, Alceu Valença promete voltar e diz a frase "Eu quero agradecer e cumprimentar todo o povo de Ouro Preto, tá legal? Voltaremos qualquer hora aí. Tchau!" A promessa será cumprida dia 24/05/2025 na Praça Tiradentes com show aberto ao público e gratuito.

Assista, também no final do vídeo, a Dona Gracinda, avó do Maestro Rodrigo Toffolo, proprietária do mais tradicional hotel e restaurante da cidade, estabelecimento com 115 anos, aplaudindo orgulhosa o neto.

Em abril de 2012, a histórica cidade de Ouro Preto vibrou com a apresentação do projeto "Valencianas", um encontro memorável entre a Orquestra Ouro Preto e o icônico Alceu Valença. Este espetáculo, que celebrou os 40 anos de carreira do cantor e compositor pernambucano, levou ao palco do Centro de Convenções da UFOP uma releitura sinfônica de seus clássicos, sob a batuta do Maestro Rodrigo Toffolo.

A importância deste evento para Ouro Preto foi amplamente noticiada, com destaque para a cobertura do Jornal Voz Ativa. A publicação local não apenas anunciou com entusiasmo a chegada de "Valencianas" à cidade, detalhando a venda de ingressos no Grêmio Literário Tristão de Ataíde, mas também ressaltou o significado da união entre a sonoridade erudita da Orquestra Ouro Preto e a rica musicalidade popular de Alceu Valença. A presença de um artista da magnitude de Alceu Valença, homenageado por uma orquestra de prestígio como a Ouro Preto, solidificou o evento como um marco cultural para a cidade em 2012. A iniciativa de levar a música popular nordestina a um arranjo orquestral, mantendo sua essência, foi um feito artístico que ecoou na comunidade local e além.

Aquele concerto de 2012 em Ouro Preto não foi um acontecimento isolado. Ele representou o ponto de partida de uma colaboração bem-sucedida que resultou em gravações e turnês, consagrando "Valencianas" como um projeto de grande relevância para a música brasileira.

Assim, o anúncio do retorno de "Valencianas" a Ouro Preto em 2025 ganha contornos ainda mais significativos. Ele evoca a memória daquela noite especial de 2012, reacendendo a expectativa de vivenciar novamente a magia dessa fusão musical única. A cobertura atenta do Jornal Voz Ativa em 2012 ajudou a construir a memória afetiva do público ouro-pretano em relação a "Valencianas". O retorno, mais de uma década depois, não é apenas uma repetição de um show, mas sim um reencontro com um projeto que deixou uma marca na história cultural da cidade. A expectativa é que, assim como em 2012, a apresentação de 2025 fortaleça ainda mais a ligação entre a Orquestra Ouro Preto, a obra de Alceu Valença e o público de Ouro Preto, reafirmando a cidade como um importante polo cultural de Minas Gerais e do Brasil.

Apresentação na Praça Tiradentes acontece dia 24 de maio e celebra os 25 anos da Orquestra
Texto Ascom Orquestra

No dia 24 de maio, às 21h, a Praça Tiradentes, em Ouro Preto (MG), será palco de um dos encontros mais especiais da música brasileira. Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto realizam um concerto gratuito em uma noite que promete reunir públicos de todas as idades para celebrar a cultura brasileira em um dos cenários mais emblemáticos do país.

Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e correalização da Prefeitura de Ouro Preto, o espetáculo revisita a obra de Alceu em arranjos sinfônicos criados por Mateus Freire, direção de cena de Paulo Rogério Lage e regência do maestro Rodrigo Toffolo. No repertório, sucessos como “Anunciação”“La Belle de Jour”“Tropicana”“Girassol” e “Como Dois Animais” ganham arranjos de Mateus Freire, combinando a força da música popular com as cores de uma das mais queridas orquestras do país.

https://youtu.be/D2KgxHRGqVk

“Esse projeto é uma forma de celebrar a trajetória da Orquestra e de homenagear um dos artistas mais importantes da nossa música. Alceu representa a pluralidade do Brasil, e sua obra não respeita rótulos ou o tempo. Seu repertório, cada vez que ouço, me parece ainda mais novo e potente”, afirma Rodrigo Toffolo, regente titular e diretor artístico da Orquestra Ouro Preto.

Alceu Valença destaca a experiência como uma redescoberta de sua própria obra. “A cada apresentação com a Orquestra, minha música ganha novos contornos. É uma experiência rica, tanto para mim quanto para o público. Quando estou com a Orquestra é como o nirvana para mim”, diz o cantor.

A parceria entre o cantor pernambucano e a formação mineira teve início em 2012, e desde então tem conquistado plateias por onde passa. Com dois discos registrados — Valencianas (2014) e Valencianas II (2022) —, o projeto une a força poética e popular da obra de Alceu com a criatividade dos arranjos sinfônicos da Orquestra.

Em 2025, a parceria também ganhou os palcos da Europa, com uma turnê que passou por sete cidades — entre elas Lisboa, Paris, Utrecht e Berlim —, com ingressos esgotados e críticas entusiasmadas, confirmando a força dessa fusão. “O sucesso da turnê europeia mostra como essa união é capaz de atravessar fronteiras. É um projeto que respeita a essência da música brasileira e, ao mesmo tempo, a reinventa com frescor e sofisticação”, afirma Toffolo.

A apresentação em Ouro Preto integra as comemorações dos 25 anos da Orquestra, que em 2025 realiza uma série de ações e concertos especiais pelo Brasil e no exterior. O concerto também celebra os cinco anos do Instituto Cultural Vale, uma das principais instituições de fomento à cultura no país.

“Para o Instituto Cultural Vale, é uma honra celebrar nossos cinco anos com um projeto que valoriza a música brasileira e promove o acesso à cultura de forma democrática. Levar um espetáculo como esse a uma praça histórica como a Tiradentes é uma forma concreta de conectar patrimônio, arte e comunidade”, afirma Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale e também diretor de Sustentabilidade e Investimento Social da Vale.

Com entrada franca, o concerto deve atrair moradores da cidade, turistas e fãs da música de Alceu, reforçando o papel da cultura como ponto de encontro e identidade.

Deixar Um Comentário