Acontece nesse sábado, dia 17 de maio, na Escola Estadual Marília de Dirceu, em Ouro Preto, durante as comemorações do Dia da Família na Escola, a etapa de premiação do I Concurso "Jair Afonso Inácio" de Desenhos Autorais.
Jair Afonso Inácio, ouro-pretano do distrito de Antônio Pereira e residente do bairro Antônio Dias, foi pioneiro na área da Conservação e Restauro do patrimônio artístico nacional. Autodidata, explorou desde cedo as suas habilidades artísticas e aprendeu muito jovem o ofício de conservador e restaurador.
Sua genialidade, técnica e competência, posicionaram Ouro Preto no cenário artístico nacional e internacional e elevaram o nível das discussões em conservação e restauro. Jair Afonso, inclusive, foi um dos fundadores do primeiro curso de Conservação e Restauro do Brasil, sediado na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) desde então.
O I Concurso “Jair Afonso Inácio” de Desenhos Autorais da Escola Estadual Marília de Dirceu é um certame estudantil que procura, através da memória de um dos mais relevantes artistas ouro-pretanos de todos os tempos, estimular às novas gerações ao exercício da arte, fomentando e fortalecendo assim, o surgimento de novos artistas na cidade.
As etapas consistiram em divulgação de edital, período de inscrições, prova prática de desenho e avaliação de uma banca composta por artistas visuais ouro-pretanos da atualidade. Dividido em duas modalidades, serão premiados com a Medalha Jair Afonso Inácio, o primeiro e segundo lugar da categoria Estudantes do 6° e 7° ano do Ensino Fundamental, e primeiro e segundo lugar da categoria 8° e 9° ano do Ensino Fundamental. Os estudantes premiados ainda receberão um kit básico de desenho e um curso de introdução aos elementos básicos das Artes Visuais.
Retornar à história de Jair Afonso Inácio, é sem dúvidas retomar a própria história de Ouro Preto e de sua gente. Que as novas e próximas gerações estejam atentas a essa referência que pavimentou o chão para que muitos artistas passassem.
Que o reconhecimento dos quatro vencedores do concurso, seja estímulo para o seu desenvolvimento artístico e fomento ao desenvolvimento de seus colegas.
Jair Afonso Inácio e sua memória, merecem!
Deixar Um Comentário