Atingidos pelo rompimento da barragem de Brumadinho realizam ato em Belo Horizonte no dia 13 de maio

Mobilização organizada pelo MAB cobrará justiça, continuidade do PTR e transparência no uso de recursos da reparação.

Home » Atingidos pelo rompimento da barragem de Brumadinho realizam ato em Belo Horizonte no dia 13 de maio
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 09/05/2025, 17:31 - Atualizado em 09/05/2025, 17:31
Dia de Luta contra as barragens, em defesa dos rios e da vida, Belo Horizonte (MG). Crédito — Nívea Magno. Siga no Google News

Atingidos e atingidas da Bacia do Paraopeba vão se reunir em Belo Horizonte na próxima terça-feira (13/05) para um dia de mobilização por justiça e reparação. A atividade, organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), denuncia a reparação ineficiente que tem ocorrido nesses mais de seis anos após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho e deve contar com a presença de mais de 700 atingidos das cinco regiões da bacia, com marchas nas ruas da capital e reuniões com representantes das Instituições de Justiça.

A mobilização tem como foco a defesa da continuidade do Programa de Transferência de Renda (PTR) através de um Auxílio Financeiro Emergencial, como garantido na lei de direitos dos atingidos (PNAB), e a cobrança de participação na gestão dos recursos do Anexo 1.1 (projetos de demandas das comunidades atingidas), além da transparência na gestão do fundo de Estruturas de apoio (fundo de 700 milhões). O movimento também denuncia a falta de participação das vítimas nas decisões e a postura das Instituições de Justiça, que têm promovido retrocessos no processo de reparação.

Durante o dia, os manifestantes realizarão encontros com a juíza da 2ª instância, relatora da ação sobre criação de um novo Auxílio Emergencial e o juiz da 1ª instância responsável por decidir questões do Anexo 1.1, além de uma reunião com o Ministério Público. Uma marcha também está prevista no centro da capital mineira.

Segundo o MAB, o objetivo é sensibilizar os tribunais, exigir transparência no uso dos recursos e defender os direitos garantidos na Política Nacional dos Atingidos por Barragens (PNAB).

Programação:
10h — Concentração em frente ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (Av. Afonso Pena 4001);
10h30 — Reunião com juíza Maria Dolores Cordovil (Relatora do processo do Auxílio Emergencial na segunda instância);
14h — Marcha pela cidade (Saindo do INCRA - Afonso Pena, 3500, passando pela Praça Sete de Setembro e finalizando na Praça da Estação);
15h — (a confirmar) Reunião com Ministério Público de Minas Gerais (discutir ação do auxílio emergencial e Anexo 1.1);
16h — Reunião com juiz da primeira Instância (discutir ação do auxílio emergencial e Anexo 1.1).

Dia de Luta contra as barragens, em defesa dos rios e da vida, Belo Horizonte (MG). Crédito — Nívea Magno.

ASCOM - Atendimento à imprensa:
Jorn. Vera Lima (31) 99968-0652 / Zane Ramos (31) 98214-3956

Deixar Um Comentário