3ª Audiência Pública de 2025 Câmara de Ouro Preto Segurança Pública no Município
Clique play e assista!

Consórcio ‘Nova Estrada Real’ vence leilão de concessão do trecho da BR-040

O critério escolhido foi o maior desconto sobre a tarifa de pedágio.

Home » Consórcio ‘Nova Estrada Real’ vence leilão de concessão do trecho da BR-040
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 02/05/2025, 10:11 - Atualizado em 02/05/2025, 10:11
BR-040, entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro, será concedida ao Consórcio Nova Estrada Real — Foto: TV Integração. Siga no Google News

O trecho estratégico da BR-040, que liga Juiz de Fora (MG) ao Rio de Janeiro (RJ), tem um novo concessionário. O Consórcio Nova Estrada Real sagrou-se vencedor do leilão realizado na tarde desta quarta-feira (30) na sede da B3, em São Paulo, superando a concorrência com uma oferta de desconto de 14% sobre a tarifa de pedágio.

O consórcio, formado pelas empresas Construcap CCPS Engenharia e Comércio S/A, Sociedad Anónima de Servicios Copasa e OHL Concesiones S/L, assume a responsabilidade pelo trecho pelos próximos 30 anos, substituindo a atual concessionária, Concer.

A disputa pelo trecho de 218,9 km, que abrange as BR-040 (de Juiz de Fora à divisa RJ e da divisa MG ao Trevo das Missões no Rio), e a BR-495 (de Itaipava ao entroncamento com a BR-040/RJ), além dos municípios de Simão Pereira, Comendador Levy Gasparian, Três Rios, Areal, Petrópolis e Duque de Caxias, contou com a participação de outras duas empresas.

A Sacyr Concessões e Participações do Brasil ofertou um desconto de 1%, enquanto a EPR Participações propôs 3,08%. O critério de vitória foi o maior percentual de abatimento na tarifa básica de pedágio.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estima que o contrato de concessão seja assinado até o dia 15 de agosto. A partir da assinatura, o Consórcio Nova Estrada Real terá um prazo de até 30 dias para iniciar a operação e gestão do trecho.

Pedágio Muda de Endereço e Rodovia Ganha Pacote de Melhorias

A nova concessionária terá a missão de modernizar a infraestrutura e prestar serviços essenciais, englobando a recuperação, manutenção, conservação, operação e ampliação da capacidade da rodovia. Uma das prioridades será a conclusão das obras da Nova Subida da Serra de Petrópolis, que se encontram paralisadas desde 2016.

O edital de concessão prevê um robusto pacote de melhorias para os usuários da BR-040, incluindo:

114,3 km de vias marginais duplicadas;
11,7 km de ciclovias;
32 novos pontos de ônibus;
Construção de 3 túneis;
Implantação de 12 passarelas;
Criação de 1 área de escape para veículos;
Instalação de 5 Bases de Serviço Operacional (BSOs) e Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs);
Implantação de Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros.

Uma mudança significativa para os motoristas será a realocação da praça de pedágio atualmente situada em Simão Pereira para o município de Comendador Levy Gasparian, aproximadamente 25 quilômetros à frente.

Os estudos técnicos, econômicos e ambientais que embasaram o leilão foram desenvolvidos pela Infra S.A. e receberam a aprovação do Ministério dos Transportes. A previsão total de investimentos para os próximos 30 anos de concessão é de quase R$ 9 bilhões.

Deixar Um Comentário