Um coletor de lixo, Paulo Sérgio Terra, foi atacado por um cão da raça Pitbull na manhã da última terça-feira (29/04) no bairro Leopoldino Barbosa, em Congonhas. O incidente mobilizou o Corpo de Bombeiros, a Diretoria de Vigilância em Saúde e a Gerência de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais da prefeitura, que realizaram uma vistoria técnica no local nesta quarta-feira (30/04).
Em decorrência do ataque, o trabalhador da empresa Quantum Engenharia, prestadora de serviços de limpeza pública, sofreu arranhões, um corte na perna e um ferimento na cabeça devido à queda, sendo prontamente socorrido pelo SAMU 24h e encaminhado ao Hospital Bom Jesus. Ele recebeu alta médica ainda na terça-feira, após sutura dos ferimentos, favorecida por sua vacinação antirrábica em dia.
As autoridades constataram que os animais envolvidos no ataque estavam com a vacina antirrábica atrasada. Diante disso, determinaram que o cão agressor seja levado ao PSF Joaquim Murtinho no dia 24 de maio para receber a vacina, com a recomendação de repetição anual. A tutora também foi orientada a manter o animal preso em um canil por dez dias para observação de possíveis alterações comportamentais, devendo contatar o Setor de Zoonoses em caso de mudanças.
Adicionalmente, devido à falta de castração do animal agressor, foi realizado o cadastro para o procedimento na Unidade de Vigilância de Zoonoses. A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Congonhas acompanhará o cumprimento dessas medidas. Outra orientação crucial foi para que o proprietário do imóvel e tutor dos cães providencie o reparo imediato do portão por onde os animais fugiram.
Deixar Um Comentário