Coopafor tem uso do espaço garantido por mais 30 anos
Por meio de assinatura de comodato entre o município e a cooperativa, os agricultores de Santa Rita garantem qualidade nas produções com espaço adequado para armazenamento cedido pela Prefeitura de Ouro Preto.
A Prefeitura de Ouro Preto assinou o Termo de Concessão de Comodato de Bem Público com a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Ouro Preto e Região (Coopafor), na última quarta-feira, 16 de abril.
A cooperativa já tinha o direito de uso do imóvel por cinco anos e, a partir da assinatura, o direito se estendeu por mais 30 anos, permitindo a continuidade das atividades e a valorização da agricultura familiar. A atividade garante o crescimento e a diversificação econômica do município, sendo a principal fonte de renda dos produtores da região.
O prefeito Angelo Oswaldo falou da importância da cooperativa para o município e pontuou as vantagens: “Ela cria empregos, gera renda e amplia as possibilidades do nosso povo, que pode viver muito melhor no campo do nosso município com a agricultura familiar.” Em nome dos parceiros e envolvidos na ação, a vice-prefeita, Regina Braga, agradeceu e comemorou as ações.
Atualmente, a Coopafor é responsável por boa parte dos alimentos que abastecem as escolas do município: cerca de 70% fornecido ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A cooperativa conta com 60 produtores cooperados da região.
“A luta é grande, mas a gente tem uma vontade muito grande de vencer. Além disso, somos muito bem amparados”, destacou a presidente da cooperativa, Geralda Eustáquio.
Para Sebastião Evásio, secretário de Agropecuária, que acompanha de perto e conhece das dificuldades diárias da cooperativa, a Coopafor é um exemplo não só de reorganização, mas de dedicação de todos os envolvidos, que precisam se dividir entre a produção e o bom funcionamento, que geram o êxito. Ele comemorou os resultados positivos da cooperativa e agradeceu aos parceiros.
Na ocasião, o vereador Matheus Pacheco anunciou o recurso de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), fruto de emenda parlamentar para a cooperativa, destinado à compra de três tratoritos (máquinas versáteis que auxiliam nos trabalhos de pequenas áreas agrícolas).
Os deputados Padre João (federal) e Leleco (estadual) reforçaram o compromisso e o apoio às atividades da agricultura municipal e informaram sobre aportes financeiros acima de 1 milhão de reais.
Ainda fizeram parte do evento Yuri Assunção (secretário de Governo), Heloísa Moutinho (presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras do Salto), representantes da Emater, Lucas Gael (presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável), Ricardo da Silva (presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Ouro Preto), além de produtores, parceiros e membros da sociedade civil local.
Deixar Um Comentário