Bares e restaurantes de todo o país terão que repensar suas rotinas e ambientes de trabalho para se adequar à nova versão da Norma Regulamentadora 01 (NR-01), que passa a exigir atenção especial aos riscos psicossociais — como estresse, sobrecarga emocional e conflitos interpessoais. O prazo oficial para que as empresas adotem o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) vai até 25 de maio de 2025.
Embora esteja em discussão um possível adiamento da exigência para 2026, o setor de alimentação fora do lar já se movimenta para antecipar o processo. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) lançou uma cartilha gratuita com orientações práticas sobre como implementar as novas exigências.
“A NR-01 traz um avanço importante ao reconhecer que a saúde mental também faz parte das condições seguras de trabalho. Em um setor tão dinâmico e desafiador como o de bares e restaurantes, é fundamental olhar com atenção para o bem-estar das equipes. A cartilha da Abrasel foi desenvolvida justamente para apoiar os empresários nesse processo, com orientações práticas que respeitam a realidade do pequeno negócio e ajudam a transformar exigências legais em oportunidades de gestão”, afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.
A publicação destaca medidas que podem ser adotadas de maneira simples e progressiva, com foco na melhoria do clima organizacional, redução de conflitos e promoção do bem-estar das equipes. O conteúdo foi desenvolvido para dialogar com a realidade de diferentes negócios.
A cartilha está disponível gratuitamente no Conexão Abrasel.
Deixar Um Comentário