Vantuir Silva, presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, foi agraciado, nessa segunda-feira (21), com a Medalha de Honra da Inconfidência. Uma homenagem que faz parte das celebrações ao 21 de abril, dia de Tiradentes, quando a capital de Minas passa simbolicamente a Ouro Preto.
“Recebemos a Medalha de Tiradentes, pessoa tão importante na história de Ouro Preto, neste dia tão relevante dessa honraria que é o símbolo da liberdade”, conta, emocionado, Vantuir. Ele ressalta a relevância de o prefeito Angelo Oswaldo integrar o Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência “para trazer a população de Ouro Preto para dentro do 21 de abril”.
Segundo o prefeito Angelo Oswaldo, “o agraciamento ao presidente Vantuir Silva é uma homenagem ao Legislativo, aos vereadores, à tricentenária Câmara ouro-pretana pelo trabalho importante que realiza em nosso município”. Ele complementa: “é um olhar sobre as personalidades que fazem com êxito e sucesso a vida social, econômica, política e cultural de Ouro Preto, como é o caso do nosso presidente Vantuir Silva”.
A Medalha da Inconfidência é uma honraria concedida pelo Estado a personalidades e instituições que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de Minas Gerais e do País. Em 2025, foram 171 agraciados em quatro designações: Grande Medalha (40), Medalha de Honra (58), Medalha da Inconfidência (72) e Grande Colar (um).
A cerimônia foi presidida pelo governador Romeu Zema e composta por dois momentos distintos em Ouro Preto. Primeiro, houve a honra militar, com a presença dos Dragões da Inconfidência, o hasteamento da bandeira, a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira e a salva de 21 tiros. O ato foi realizado na Praça Tiradentes. Depois disso, foi a vez da entrega da Medalha da Inconfidência no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
Deixar Um Comentário