Será realizada na próxima segunda-feira (21/4/25), em Ouro Preto (Região Central), a entrega da Medalha da Inconfidência Mineira. A honraria, promovida pelo Governo de Minas, é destinada a pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do País.
O ato cívico de abertura da solenidade será na Praça Tiradentes, a partir das 9 horas. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Leite (MDB), que também preside o Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência, participará da cerimônia.
Às 10 horas, a entrega aos agraciados será no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) (Rua Diogo de Vasconcelos, 328 – Pilar). O orador oficial do evento será o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos/PB). O deputado será condecorado com a máxima medalha, o Grande Colar, que é concedida a chefes de Estado, de Governo e dos demais Poderes da União.
A honraria ainda é dividida em outras três categorias: Grandes Medalhas, Medalhas de Honra e Medalhas da Inconfidência. Dentre os homenageados com a Medalha de Honra, estão as deputadas Carol Caram (Avante) e Amanda Teixeira Dias (PL) e o deputado Lincoln Drumond (PL), todos empossados como efetivos este ano.
Em memória do mártir da Inconfidência
A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitscheck e é tradicionalmente entregue em 21 de abril. A data marca a execução de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, no Rio de Janeiro, em 1792. Ele é considerado o mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto.
A cabeça de Tiradentes foi exposta na praça principal da então Vila Rica, atualmente Ouro Preto, onde há uma estátua em sua homenagem, palco da abertura do evento. Todos os anos, a capital do Estado é simbolicamente transferida para a cidade, no dia 21 de abril.
A lista com o nome dos agraciados ainda não foi divulgada.
Deixar Um Comentário