Durante a Semana Santa as celebrações religiosas ganham destaque, com uma série de eventos realizados para marcar o período. Para garantir a segurança da população e prevenir acidentes relacionados à rede elétrica, a Cemig destaca a importância de seguir rigorosamente os procedimentos adequados para que as festividades ocorram de forma tranquila e segura para todos os envolvidos.
O primeiro passo é atentar para a solicitação do pedido de ligação provisória de energia à Cemig. A solicitação à companhia deve ser feita com antecedência para garantir que a energia esteja ligada e disponível no momento do evento.
Dessa forma, são proibidas as ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”, que são crimes previstos em lei e também representam um risco significativo à segurança pública.
“Essa prática ilegal compromete a integridade da rede elétrica, podendo causar sobrecargas, curtos-circuitos e até incêndios. Caso seja necessária energia elétrica para festas ou eventos temporários, a recomendação é solicitar uma ligação provisória diretamente à Cemig. Esse procedimento assegura o fornecimento de energia de forma regularizada e segura”, explica o supervisor de Relacionamento com Clientes da Cemig, Rosano Figueiredo.
Para mais detalhes sobre a ligação provisória, a companhia orienta que os clientes entre em contato por meio dos canais digitais, pelo 116 ou por qualquer uma das lojas de atendimento da empresa, presente nos 774 municípios de sua área de atuação em Minas Gerais.
Montagem e desmontagem de palcos e barraquinhas
Além disso, o manuseio de instalações elétricas exige conhecimento técnico especializado. Para evitar acidentes, como choques elétricos ou curtos-circuitos, a instalação de sistemas de iluminação ou enfeites luminosos deve ser realizada exclusivamente por profissionais qualificados e respeitando a distância de segurança do sistema de distribuição de energia. Esses técnicos são capacitados para lidar com as peculiaridades da rede elétrica e garantir que todos os equipamentos sejam instalados corretamente e sem riscos.
Durante a montagem de palcos, barracas e outras estruturas temporárias, é indispensável manter uma distância segura dos cabos da rede elétrica. Equipamentos como hastes metálicas, lonas ou decorações podem tocar os fios inadvertidamente, causando acidentes graves ou até mesmo fatais. “Portanto, ao planejar e executar o projeto de montagem dessas estruturas, a atenção aos detalhes é essencial”, ressalta Rosano Figueiredo.
Outros cuidados importantes envolvem o manuseio de fogos de artifício e a instalação de enfeites. “É fundamental que os fogos de artifício não sejam utilizados próximos à rede elétrica, pois o risco de danificar os cabos ou causar acidentes é alto. Da mesma forma, nenhuma atividade que envolva o lançamento de objetos contra os fios elétricos deve ser tolerada. Essas práticas representam um risco significativo à integridade das pessoas e também podem provocar interrupções no fornecimento de energia para toda a comunidade”, alerta.
Ornamentação: o que é proibido?
Em vias públicas e praças, os enfeites e ornamentos precisam ser instalados longe das redes de energia. Jamais devem ser afixados nos postes e braços de iluminação pública, nem deve ser feito uso de arames metálicos, pois colocam em risco os instaladores e dificultam o acesso dos eletricistas para a manutenção do sistema elétrico. Além do risco de choque elétrico, existe o risco de queda durante a afixação dos enfeites e isto pode ser fatal.
“Para aqueles que pretendem enfeitar suas ruas, inclusive os responsáveis do poder público municipal, é preciso ter ciência de que é proibido afixar qualquer objeto em postes ou quaisquer estruturas da Cemig. Além disso, qualquer ornamento precisa observar a distância mínima de 1,5 metro da rede elétrica, para que não seja projetado contra a fiação em caso de ventania”, afirma.
Em casos de acidente envolvendo a rede elétrica, a empresa orienta que a população ligue imediatamente para o número 116 – que funciona 24 horas por dia.

Deixar Um Comentário