De 21 a 27 de abril, Minas Gerais celebra a Semana da Inconfidência em Conexões 2025, uma iniciativa do Governo Estadual, através da Secult e Faop, com rica programação cultural em Ouro Preto, Tiradentes e Ritápolis. A ação, que conta com a parceria das prefeituras e o apoio da Cemig, une história, cultura e civismo.
O governador Romeu Zema destaca a valorização do espírito mineiro de liberdade e acolhimento, oferecendo diversas atividades gratuitas para moradores e turistas. O vice-governador Mateus Simões ressalta o orgulho provocado pela Inconfidência e o apoio às manifestações culturais que narram essa história para todas as idades.
Ouro Preto
A cidade-símbolo da Inconfidência abre a programação no dia 21/4, na Praça Tiradentes, com a cerimônia oficial do Dia de Minas. Em seguida, a exposição “Minas Para Sempre” e a ocupação artística “Passa na praça que a arte te abraça!” trazem música, teatro e performance para o centro histórico de Ouro Preto.
No dia 22/4, o projeto “Territórios da Inconfidência” convida a todos para percorrer um roteiro interativo por lugares históricos do movimento da Inconfidência. A caminhada parte do Museu da Inconfidência, e realiza intervenções na Casa dos Contos, na Casa dos Inconfidentes e na Casa de Tomás Antônio Gonzaga, todas em Ouro Preto.
O dia 23/4 é dedicado às escolas, com oficinas voltadas para a área de patrimônio histórico e contação de histórias. À noite, o evento “Sarau da Inconfidência: Heroínas” presta tributo a mulheres como Hipólita Jacinta, recentemente inscrita no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, além de Bárbara Heliodora e Maria Dorotéia Joaquina de Seixas. O evento ocorre no Museu da Inconfidência, com poesia, música e arte.
A programação se estende até 27/4 com feira gastronômica, oficinas criativas, a Resenha Cultural da Inconfidência, que reúne diversos artistas de Ouro Preto e da região para apresentações na rua, e o espetáculo de encerramento “Conexão Marília”, que celebra a cultura e a liberdade com arte, música e tradição, em atividades realizadas na Praça Antônio Dias e no Largo Marília de Dirceu.
Tiradentes realiza a solenidade cívico-militar, apresentações artísticas no Largo das Forras, o “Banquete da Inconfidência” na Rua Direita e a Feira da Mineiridade. Concertos na Matriz de Santo Antônio encerram a semana.
Ritápolis homenageia Tiradentes com atos cívicos e culturais, incluindo oficinas e apresentações locais.
A Semana da Inconfidência 2025 celebra também os 250 anos da PMMG, com homenagens especiais à corporação, que tem suas raízes na história do Alferes.
Deixar Um Comentário