Documentário celebra pesquisa premiada e trajetória do músico e professor Tabajara Belo
A exibição do documentário é aberta ao público, que terá a oportunidade de participar de um bate-papo com o professor e artista da UFOP, mediado pelo compositor e escritor Makely Ka.
O documentário “Texturas do Pinho: dez estudos e outros temas” chega ao público no dia 11 de abril, às 19h45, no Cine Vila Rica (Anexo do Museu da Inconfidência), em Ouro Preto (MG). Com 65 minutos de duração, o filme é protagonizado e codirigido por Tabajara Belo, docente da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), compositor, violonista e guitarrista, e mergulha em sua pesquisa de doutorado defendida na Universidade da Flórida (EUA), em 2021, premiada com o título de Outstanding Merit.
O trabalho explora o ciclo de peças para violão solo “Dez estudos para improvisação multi-textural”, além de temas autorais compostos durante os quatro anos de residência do professor nos Estados Unidos. Ele diz que o documentário é um convite para “explorar as fronteiras entre a música, a memória e as múltiplas texturas da existência”. Explica também que a narrativa entrelaça passagens autobiográficas gravadas na Flórida, em Ouro Preto e em Belo Horizonte, cenas do cotidiano acadêmico no Departamento de Música da UFOP e depoimentos de artistas consagrados, como Juarez Moreira, Ulisses Rocha, a violonista francesa Elodie Bouny, entre outros. Segundo Belo, este momento é uma oportunidade “e uma honra para compartilhar esse trabalho em Ouro Preto, cidade que tanto inspira minha arte”.
ÁLBUM
Com direção compartilhada entre Tabajara Belo e Gabriel Caram (também responsável pela captação e edição de vídeo), o documentário busca apresentar, segundo o autor, cruzamentos transdisciplinares com outras linguagens artísticas, a exemplo do ciclo de poemas escrito por Beatriz Badim, denominado “Trilogia das Pedras”. Ele conta também que a trilha sonora, captada, mixada e masterizada por Henrique Nolasco, ganhará vida própria em um álbum que leva o nome do trabalho, a ser lançado como desdobramento do projeto.
BATE-PAPO
A exibição do documentário é aberta ao público, que terá a oportunidade de participar de um bate-papo com o professor e artista da UFOP, mediado pelo compositor e escritor Makely Ka. Além de celebrar a trajetória acadêmica e musical de Tabajara Belo, o evento tem o objetivo de refletir e promover debates sobre a integração entre o tema da pesquisa com aspectos ligados à criação e à educação.

Deixar Um Comentário