Aumento do efetivo e uso de tecnologia devem garantir mais segurança no Carnaval de Ouro Preto

Ao todo serão 102 agentes, iniciando a escala da festividade na quinta-feira (27) até a quarta-feira de cinzas (05).

Home » Aumento do efetivo e uso de tecnologia devem garantir mais segurança no Carnaval de Ouro Preto
Por Isabela Jorge/Revisão: Patrick de Araújo Publicado em 25/02/2025, 13:59 - Atualizado em 25/02/2025, 14:33
Foto — Tecnologia auxilia os agentes nas ações de segurança do Carnaval. Crédito — Ane Souz. Siga no Google News

Para o Carnaval 2025, a Prefeitura de Ouro Preto e a Polícia Militar, organizam medidas de segurança com o objetivo de garantir mais tranquilidade para quem aproveita a folia no município. Neste ano, além do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM), a cidade receberá um efetivo de reforço da 3ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais e outro da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Policiamento Especializado para auxiliar nas ações de segurança.

O Secretário de Segurança Pública de Ouro Preto, Moisés do Santos, afirma que todo o efetivo da GCM estará empregado em escala especial para auxiliar nas ações de segurança. Ao todo serão 102 agentes, iniciando a escala da festividade na quinta-feira (27) até a quarta-feira de cinzas (05). Além da ação direta dos agentes, as equipes contam com viaturas que estarão distribuídas pela sede e distritos de Ouro Preto e com o trabalho da OUROTRAN, Departamento de Trânsito de Ouro Preto, Defesa Civil e o Departamento de Fiscalização de Posturas durante a folia.

Ouro Preto também conta com a utilização de dispositivos tecnológicos que irão auxiliar ativamente no monitoramento, como o videomonitoramento, sistema de segurança que utiliza câmeras em pontos estratégicos da cidade e também drones, que poderão auxiliar durante os desfiles e blocos. “Nós temos o videomonitoramento, que nos dá condições de monitorar toda a cidade, todo o circuito carnavalesco, as entradas da cidade, as ruas, do centro histórico, os principais bairros. Então, nós contamos com essa ferramenta de muita importância para nos auxiliar a garantir mais segurança ainda para os foliões durante o carnaval. Aliado a isso, nós temos também alguns drones, que eventualmente poderão ser utilizados durante os desfiles”, explica o Secretário.

O Sargento Selino, da Agência Local de Comunicação Organizacional, do 52º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, explica que desde o início de 2025 a PM de Ouro Preto tem desenvolvido estratégias e planos de ação para o carnaval. “A Polícia Militar, tem feito planejamento desde o início do ano do Carnaval de 2025 para que esse período de folia tenha segurança. A Polícia Militar vem trabalhando com os mesmos serviços dentro do portfólio que foram utilizados no ano anterior. Primeiro que teve bastante sucesso na efetividade do policiamento, foi um carnaval bastante seguro em 2024, a gente espera que em 2025 também seja. E dentro dessa perspectiva, os policiais militares que trabalham na administração, eles também estarão lotados no serviço operacional durante todo o período carnavalesco”, explica.

Através do complemento de policiamento, a PM seguirá atendendo as demandas do policiamento ordinário e as urgências do 190, seja do cidadão que está ou não na festividade. O Sargento também reforça que a base de segurança móvel estará localizada na Praça Tiradentes e quando necessário, o folião pode pedir ajuda quando avistar um policial. “Todo policial militar é um local de busca de auxílio, de informação, de ajuda, então se precisar de algum serviço da Polícia Militar, pode acionar o policial militar”, afirma. 

O Sargento também orienta que os foliões tomem alguns cuidados durante a folia, como não dirigir caso tenha ingerido bebida alcoólica, evitar brigas e confusões, desabilitar a função de pagamento por aproximação através dos cartões, utilizar o aparelho celular em locais mais seguros, evitar expor o aparelho em multidões e não estacionar veículos em locais proibidos ou ermos.

Além do cuidado pessoal e com o outro, a Polícia Militar também reforça a necessidade de respeitar e preservar o patrimônio histórico da cidade e deixa um recado para os visitantes. “A gente pede que o folião que venha curtir o carnaval na nossa cidade cuide do patrimônio histórico, que obedeça à legislação de trânsito vigente e que procure fazer o uso do equipamento turístico com devido cuidado. Ainda que seja um momento de felicidade, às vezes até de uso de álcool um pouco mais exacerbado, que ainda tenham cuidado com a nossa cidade, com o nosso patrimônio, principalmente o patrimônio histórico que está aí, que é culturalmente reconhecido, para que a gente deixe esse legado aí para outros visitantes conhecerem em perfeito estado”.

Foto — Tecnologia auxilia os agentes nas ações de segurança do Carnaval. Crédito — Ane Souz.

Deixar Um Comentário