O Bloco Conspirados que, há 25 anos, abre o carnaval de Ouro Preto, é um verdadeiro símbolo de inclusão e ocupação de espaços. Criado por trabalhadores, familiares e usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da cidade, o bloco se tornou um projeto reconhecido nacionalmente por sua proposta de inclusão social e valorização da expressão artística. O desfile acontece na Praça Tiradentes, um local histórico e de grande importância para Ouro Preto, e é sempre uma das atrações mais aguardadas do carnaval da cidade, que é Patrimônio Histórico Mundial.
O Conspirados é um exemplo de como a arte pode ser uma poderosa ferramenta de comunicação e tratamento humanizado. Os pacientes dos três Centros de Atenção Psicossocial (Caps AD, Caps II e Caps IJ) de Ouro Preto, com o apoio do músico Sérgio Vitorino, ensaiam com dedicação para que possam desfilar pelas ruas do centro histórico da cidade. Paulo Roberto, paciente do Caps AD, desfila há 11 anos e aprendeu, na musicoterapia e nos ensaios, a tocar todos os instrumentos da banda. “Eu sou apaixonado pelo Conspirados e dou a minha vida por esse instante tão lindo que eu tenho aqui no Caps.”
Já Eduardo José Ferreira, que vai desfilar pela primeira vez, compartilha a emoção de participar: “Estou muito emocionado. Vamos fazer um grande sucesso na Praça Tiradentes!”. Flávia Mendes, coordenadora da RAPS, fala com entusiasmo sobre o desfile. “O Conspirados é uma das maiores celebrações de inclusão social em Ouro Preto. Ele é um símbolo de ocupação, interação e, acima de tudo, inclusão.”
Abertura Carnaval 2025
A apresentação acontece na quinta-feira (27), às 16 horas, na abertura da programação do carnaval ouro-pretano. O bloco é aberto ao público, que pode fazer parte dessa folia de inclusão e alegria.
Deixar Um Comentário