Na quinta-feira (06), a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, promoveu um encontro com pesquisadoras de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e membros da Associação do Grupo da Terceira Idade (AGTI) para apresentar as ações aprovadas no Edital de Chamamento Público nº 01/2024 do Conselho Municipal da Pessoa Idosa. Realizado no auditório da Escola de Nutrição (ENUT-UFOP), o encontro representa um passo importante para a implementação e fortalecimento de políticas públicas voltadas à atenção aos idosos.
Lideradas pela Profª Drª Sônia Figueiredo, a equipe, composta pela mestranda Maira de Oliveira, pela doutoranda Gabriela Fonseca e pela Drª Natália Onuzik, desenvolve ações dentro do Projeto Florescendo na Maturidade. A proposta aprovada conta com financiamento do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) e é acompanhada pela Comissão de Avaliação do Município de Ouro Preto e pelas Organizações da Sociedade Civil, conforme instituído pela Portaria 01/2025.
Para o secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, este passo é um grande avanço para a construção e aperfeiçoamento dos espaços de direito para o público idoso do município. Segundo o secretário, “precisamos trabalhar no município políticas públicas para o idoso, porque quando você trabalha em projetos de prevenção você evita casas de longa permanência”. A secretária da AGTI, Maria Aparecida de Moura Freitas (Tida), destacou a importância da participação da associação nesses projetos, reforçando o compromisso com a ampliação das ações de acolhimento. “O objetivo é ter mais unidades, o plano piloto vai ser isso”, afirma.
A AGTI é uma organização da sociedade civil (OSC) parceira da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Ouro Preto. O objetivo é promover, proteger e defender os direitos das pessoas idosas, oferecendo diversas oficinas totalmente gratuitas. A associação está localizada na Rua Simão Lacerda, nº 507, Vila dos Engenheiros, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O contato é feito pelos telefones (31) 3551-5005 ou (31) 9 9877-5374.
Colabore com o FMDPI
O Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDPI) também é composto por doações de pessoas jurídicas e físicas. Essas doações podem ser realizadas via ajuste do Imposto de Renda e/ou diretamente ao Fundo, por meio de depósito bancário no Banco do Brasil para a conta corrente 0473/49064-4 Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, CNPJ 31.862.719/0001-65. Para mais informações entre em contato por e-mail: [email protected].
Deixar Um Comentário