A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, participou da 22ª Semana de Estudos da Escola de Minas, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que aconteceu nesta semana, entre os dias 03 e 07 de fevereiro. O evento reuniu estudantes, professores e profissionais das áreas de engenharia e arquitetura para debater as tendências e tecnologias mais recentes do setor.
A companhia é uma das patrocinadoras do evento e montou um espaço para acolher os estudantes e esclarecer dúvidas sobre seu programa de atração e retenção de talentos. Também foram ministradas as palestras: "O papel do engenheiro frente aos desafios da descarbonização na siderurgia”; “Como fazer parte do time da Gerdau”; e "Gerdau: utilizando tecnologia para transformar a siderurgia".
O gerente técnico da área de Redução da Gerdau, Guilherme Liziero, apresentou o case ‘biocoque’, projeto que permitiu a incorporação de biomassa de eucalipto na produção de coque metalúrgico. A iniciativa, desenvolvida desde 2021, foi vencedora do Prêmio Eco 2024, na categoria Produtos e Serviços, promovido pela Amcham (Câmara Americana de Comércio) Brasil e integra as ações da companhia para redução da emissão de CO2e em sua linha de produção.
A especialista de RH, Thais Baêta, falou sobre os programas de atração e seleção de profissionais da Gerdau.
O pioneirismo da instalação da tecnologia 5G privativa na usina de Ouro Branco e as possibilidades de melhorias que ela trará para o setor de siderurgia, também foram apresentados aos estudantes por Eduardo Santos, IT Architecture; Érico Rossi, Gerente Técnico de Automação; e Euder Melo, Cientista de Dados da Gerdau.
A nova tecnologia permitirá acelerar a implementação dos conceitos da indústria 4.0, melhorando a automatização, produtividade, flexibilidade, visibilidade, rastreabilidade, uso de dados e segurança nos processos. Além de possibilitar investimentos em dispositivos e maquinários avançados, como veículos autônomos, robôs, gêmeos digitais, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA).
“Levar nossos líderes para dialogar com os estudantes sobre processos, tecnologia, mercado e carreira, ajuda os futuros profissionais a ampliar o olhar acadêmico e a ter um olhar diferenciado para a indústria. É uma troca significativa”, avalia Marcos Nazário, gerente de Processos Transversais de Pessoas da Gerdau Ouro Branco.
A presença no evento reflete o compromisso da Gerdau com a formação de talentos em Minas Gerais, já que cerca de 60% das operações da companhia estão no estado.
Deixar Um Comentário