AMM leva mais de 70 prefeitos ao lançamento da pedra fundamental da base integrada de suporte aéreo do SAMU

O valor estimado da obra é de R$4 milhões, dividido proporcionalmente pelos 198 municípios de Minas.

Home » AMM leva mais de 70 prefeitos ao lançamento da pedra fundamental da base integrada de suporte aéreo do SAMU
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 23/01/2025, 08:46 - Atualizado em 23/01/2025, 08:47
Foto – Reprodução. Crédito – Divulgação/AMM Siga no Google News

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Dr. Marcos Vinicius, acompanhou o governador Romeu Zema no lançamento da pedra fundamental das obras da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas e Suporte Aéreo Avançado à Vida do Corpo de Bombeiros, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, nesta quarta-feira (22/1). Em parceria com o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), Pedro Augusto Junqueira Ferraz, Dr. Marcos Vinicius levou mais de 70 prefeitos à inauguração. 

Os prefeitos participam do Governança 4.0 – Imersão com Prefeitos Eleitos, realizado pela AMM em Juiz de Fora. 

Quando a obra for concluída – em até um ano –, 198 municípios das macrorregiões Sudeste, Leste do Sul e Centro-Sul de Minas contarão com suporte aéreo para atendimentos. 

O presidente da AMM elogiou a obra. “Eu, como samuseiro que sou, médico, fui presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), que envolve o leste de Minas Gerais, sei a importância dessa obra para os munícipes. Serão milhares de vidas salvas todos os anos. E isso é fruto de um trabalho incansável e conjunto”, disse o presidente da AMM.

A operacionalização dos atendimentos está prevista para o primeiro trimestre de 2026. O valor estimado da obra é de R$4 milhões, dividido proporcionalmente pelos 198 municípios. O terreno foi cedido pela Prefeitura de Juiz de Fora.

O presidente do Cisdeste destacou o apoio da AMM aos prefeitos, buscando a interiorização do desenvolvimento. “E, quando se fala interiorização do desenvolvimento, nós temos que pensar em todos os aspectos. A saúde é um capítulo importante dessa interiorização. Então, no momento que a AMM nos apoia, no momento em que o governador de Minas vem lançar uma pedra fundamental para nos dar uma ferramenta que salvará vidas, nós vemos que estamos no caminho certo”, afirmou.

A unidade será uma base integrada de suporte aéreo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), para os atendimentos de urgência e emergência, em parceira com o Cisdeste e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Centro Sul (Cisru Centro Sul).

O espaço terá capacidade para abrigar até cinco aeronaves, sendo uma delas um helicóptero EC145 T2, um dos melhores para resgate aéreo de saúde, podendo transportar até dois pacientes.

Além do lançamento da Pedra Fundamental, Zema também participa da terceira edição do projeto “Governança 4.0 – Imersão com prefeitos eleitos”, da Associação Mineira de Municípios (AMM), realizado em Juiz de Fora, até quinta-feira (23), no Hotel Green Hill, no Salvaterra.

Deixar Um Comentário