Cerca de R$ 3,1 milhões estão sendo investidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em obras de construção de terraços e bacias de captação de enxurradas (barraginhas) em Fortuna de Minas, Inhaúma e Cachoeira da Prata, na área de atuação da Superintendência Regional da Companhia em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Já foram executadas mais de 700 barraginhas nesses municípios. O objetivo é a revitalização hidroambiental de bacias hidrográficas baseadas em práticas mecânicas de manejo e conservação de solo e também da água, evitando assim os processos erosivos.
Segundo o superintendente regional da Codevasf em Belo Horizonte, Romeu Souto, os benefícios dessas ações não são exclusivos dos proprietários onde estão sendo executadas as ações. “A infiltração de água traz benefícios para toda a microbacia”, explica.
Ao todo serão executadas três mil dessas estruturas para captação de águas de chuva nas Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (UPGRHs) dos rios no Alto São Francisco, do rio Pará, do rio Paraopeba e dos rios no entorno da represa de Três Marias.
Deixar Um Comentário