Arquivo Público Municipal de Ouro Preto realiza diversas ações voltadas para a educação patrimonial

Além do atendimento de consulta ao acervo, que ocorre de segunda a sexta-feira, das 08 às 14 horas, o equipamento realiza diversas ações voltadas para a educação patrimonial

Home » Arquivo Público Municipal de Ouro Preto realiza diversas ações voltadas para a educação patrimonial
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 18/12/2024, 17:46 - Atualizado em 18/12/2024, 17:46
O Arquivo Público Municipal é guardião da memória de Ouro Preto. Crédito – Patrick de Araújo. Siga no Google News

Ao longo de 2024, o Arquivo Público desempenhou diversas ações voltadas para o atendimento à comunidade e à promoção de atividades educacionais e culturais, como: o atendimento à pesquisa acadêmica, com consultas ao acervo por meio de agendamentos prévios, facilitando a pesquisa histórica e acadêmica. Também promoveu visitas guiadas voltadas para grupos escolares e projetos externos, como o projeto "Presença - Eu sou o mundo: Gêneros textuais, conectando pessoas e lugares", que ocorre na terceira semana de todos os meses e busca promover a visitação dos estudantes da rede municipal do ensino fundamental II. Neste ano, cerca de 245 alunos participaram, sendo ele das escolas municipais de Lavras Novas, Monsenhor João Castilho Barbosa, Dr. Pedrosa, Benedito Xavier, Padre Carmélio, Escola Municipal Aleijadinho e Haydée Antunes. 

Além disso, o setor também esteve presente em eventos importantes como o “V Seminário Integrado de Gestão de Riscos Geo-hidrológicos de Ouro Preto”, com uma palestra sobre gestão do espaço urbano e proteção civil. Também, durante a Semana Nacional dos Arquivos, em que o tema foi "Arquivos Acessíveis", receberam alunos de diversas escolas, como a APAE, a Escola Alfredo Baeta  e Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade.

Em parceria com a Diretoria de Recursos Humanos e pela Saúde Ocupacional da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, participou do evento "Movimentando Vidas" com atividades internas para os servidores. Em outubro, também estiveram presentes no 5º Violarte - Festival de Cultura, Arte e Gastronomia da cidade de Minas Novas, com uma palestra sobre a preservação de memórias, destinada a cerca de 230 alunos da rede pública de ensino.

Polyana Oliveira também explica sobre a gestão documental do município. “Além dessas importantes atividades, o APMOP auxilia o município para a implantação da gestão documental, essencial para a eficiência das atividades da administração pública, a medida que promove a aplicação dos instrumentos de gestão arquivística para a organização dos documentos, o descarte legal e racionaliza a produção de documentos físicos e digitais’, afirma.

O Arquivo Público

O Arquivo Público Municipal de Ouro Preto (APMOP), criado em 1751, é um dos mais antigos do Brasil, contendo principalmente documentos administrativos da cidade. Sua história está entrelaçada com a do Arquivo Público Mineiro, fundado em 1895 por José Pedro Xavier da Veiga, que visava preservar documentos públicos do estado. Com a inauguração de Belo Horizonte, muitos documentos do Arquivo Público Mineiro foram transferidos, e os remanescentes passaram a integrar o acervo do Arquivo Municipal de Ouro Preto.

O acervo é extenso, contendo mais de 1500 livros e documentos avulsos, é dividido em diversos fundos, incluindo o da Câmara Municipal de Ouro Preto, com documentos de 1750 a 1970 e o da Prefeitura Municipal, com registros desde 1931 até a atualidade. Além disso, há fundos de origem privada, como os de Tarquínio José Barbosa de Oliveira, José Pedro Xavier da Veiga e Tonico Zelador. O arquivo também possui coleções de periódicos, fotografias, cartografía e material audiovisual relacionados às atividades administrativas da cidade.

Além do atendimento de consulta ao acervo, que ocorre de segunda a sexta-feira, das 08 às 14 horas, o equipamento realiza diversas ações voltadas para a educação patrimonial, é o que explica a arquivista Polyana Renata de Oliveira. “O Arquivo Público Municipal de Ouro Preto (APMOP) além de promover a salvaguarda da documentação permanente do município, desempenha um importante papel de difusão da história  e da memória registrada na documentação pública e nos acervos privados doados à instituição. O trabalho de educação patrimonial desempenhado com as escolas municipais, as visitas técnicas feitas pelas instituições de ensino técnico e superior e os eventos anuais como a Semana de Arquivos, aproximam o cidadão com as nossas atividades diárias, com o local em que vive e com as pessoas, desenvolvendo o sentimento de pertencimento a medida em que ele se reconhece através da documentação apresentada”.

Deixar Um Comentário