Os estudantes da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Valparaíso, no Chile, finalizaram o projeto de arquitetura e design no bairro Santo Antônio, em Mariana. A iniciativa advém do projeto Travessia, fruto de parceria entre a universidade chilena e a UFOP.
A construção arquitetônica abrange uma praça-teatro e a pintura de um mural artístico próximo à ponte da "Prainha", como é comumente conhecido o bairro.
Este ano, o grupo se comprometeu a finalizar as obras iniciadas em 2023. Andres Garces, professor de Arquitetura e Design da PUC de Valparaíso, comenta que eles tinham essa dívida com a comunidade devido às condições climáticas do ano passado. "Ocorreu uma tempestade bem forte nos últimos três dias e não conseguimos terminar, por isso decidimos voltar", explica.
Semelhantemente, neste ano, as condições climáticas estavam oscilando entre chuva e sol, o que fez com que a improvisação fosse necessária para a conclusão da obra. É o que explica o estudante chileno Rodolfo Barbosa: "Apesar de a gente ter feito o planejamento e ter preparado os materiais, a chuva deixa tudo mais difícil".
Além de ser uma experiência que possibilita o intercâmbio cultural entre os alunos, a partir dessa prática, os envolvidos puderam desenvolver atividades que vão além das oficinas e salas de aula, como comentam Lorna Sagnard e Axel Bouvier, respectivamente, da École Nationale Supérieure d'Architecture de Marseille, da França, e da Escola Politécnica Federal de Lausana, da Suíça.
O projeto teve, ainda, a participação voluntária de crianças da comunidade. Também professor de Arquitetura e Design da PUC de Valparaíso, Mauricio Vegas explica que "As crianças estão envolvidas, principalmente, na criação do mural a partir dos seus sentimentos e de como veem seu bairro".
A inauguração do espaço ocorreu em 24 de novembro e contou com apresentações artísticas.
Deixar Um Comentário