Quais são os maiores artilheiros da história do Atlético-MG?

Home » Quais são os maiores artilheiros da história do Atlético-MG?
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 22/11/2024, 08:57 - Atualizado em 22/11/2024, 08:59
Imagem: pixabay.com Siga no Google News

Campeão mineiro, vice-campeão da Copa do Brasil e finalista da Libertadores. Olhando friamente os resultados do Atlético-MG em 2024, a torcida alvinegra tem mais motivos para celebrar do que reclamar. Mas esse não é exatamente o caso em Belo Horizonte, principalmente devido ao desempenho oscilante da equipe ao longo da temporada.

Atualmente, o Galo luta no Brasileirão apenas por uma vaga na Copa Sul-Americana de 2025,  algo que deve estar ao alcance do clube, como se pode ver no calendário de jogos restantes e as odds disponíveis nos sites de apostas esportivas com os melhores bônus de boas-vindas do Brasil, segundo o Oddschecker. Estes bônus são particularmente úteis para apostar no final incerto da temporada do Atlético.

Tal objetivo é muito pouco para um clube que tem um dos melhores elencos do país e faz investimentos constantes para reforçar a equipe. O cenário pode mudar de figura com o eventual título da Libertadores, o que garantiria vaga automática na principal competição do continente para o ano que vem. Porém, se perder a decisão para o Botafogo, terá de torcer para que o grupo de classificação via Campeonato Brasileiro se torne um G8 ou até G9.

Com tanta coisa em jogo nesta reta final de temporada, o alvinegro mineiro precisará mais do que nunca dos gols de seus principais artilheiros, Hulk e Paulinho, que figuram entre os seis maiores goleadores do clube no século 21. A dupla de ataque, no entanto, segue atrás dos grandes atacantes da história atleticana, sequer fazendo parte do top 10.

Mas, afinal, quem são então os maiores artilheiros da história do Atlético-MG?

Imagem: pixabay.com

Reinaldo – 255 gols

Maior artilheiro da história do Atlético-MG, Reinaldo marcou impressionantes 255 gols em 475 partidas com a camisa alvinegra. Entre suas maiores conquistas, destaca-se o hexacampeonato consecutivo do Campeonato Mineiro, de 1978 a 1983. Ídolo incontestável, ele foi revelado nas categorias de base do clube e acumulou um total de 19 títulos ao longo de sua carreira. Mais do que seu talento excepcional com a bola nos pés, ele também se tornou um símbolo de luta e inspiração fora das quatro linhas.

Dadá Maravilha – 211 gols

Outro grande nome da história do Galo, Dadá Maravilha é até hoje o segundo maior artilheiro do clube, tendo balançado as redes 211 vezes em 290 partidas. Bicampeão mineiro em 1970 e 1978, ele foi o autor do gol do título no Campeonato Brasileiro de 1971 e também o principal goleador do país naquele mesmo ano e na temporada seguinte.

Mário de Castro – 195 gols

Um pouco desconhecido pelo público mais jovem, Mário de Castro foi um dos maiores ícones alvinegros de todos os tempos. Somando suas duas passagens pelo Galo, a primeira de 1925 a 1931 e a segunda em 1941, quando encerrou a carreira, o atacante marcou incríveis 195 gols em 100 jogos, atingindo uma média de 1,95 gol por jogo. Entre as conquistas coletivas, foi bicampeão mineiro em 1926 e 1927, temporadas nas quais também foi artilheiro do campeonato.

Guará – 168 gols

Também entre as décadas de 1930 e 1940, Guaracy Januzzi, mais conhecido como Guará, foi outro grande goleador atleticano. Em 200 partidas pelo clube, ele marcou 168 vezes, sendo até os dias de hoje o quarto maior artilheiro da agremiação mineira. Mesmo depois de uma grave lesão aos 23 anos de idade, ele continuou jogando até os 35, encerrando sua carreira pelo próprio Atlético.

Lucas Miranda – 165 gols

Fechando o top 5 de artilheiros históricos do Galo, Lucas Miranda brilhou no clube por uma década. Com 152 gols em 258 partidas, o ex-capitão conquistou seis títulos estaduais e foi artilheiro do Campeonato Mineiro em 1951. Ele também fez parte da lendária excursão do clube pela Europa em 1950, balançando as redes seis vezes em dez jogos.

Deixar Um Comentário