Memorial Vale Itinerante comemora o Mês da Consciência Negra com samba e música de raiz

No dia 20 de novembro, grandes nomes do samba da cidade estarão reunidos no Bar do Cacá. Adriana Araújo, Grupo Tradicionalmente, Waldir Gomes e Banda são algumas das atrações do evento gratuito.

Home » Memorial Vale Itinerante comemora o Mês da Consciência Negra com samba e música de raiz
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 14/11/2024, 11:02 - Atualizado em 14/11/2024, 11:02
Foto — Waldir Gomes. Crédito — Samba Top. Siga no Google News

Durante a segunda quinzena de novembro, o Memorial Vale traz uma programação especial em homenagem ao Mês da Consciência Negra no projeto Memorial Vale Itinerante, que acontece em diferentes regiões de Belo Horizonte. Com atividades diversificadas, que vão desde apresentações musicais até oficinas de experimentação, o evento tem como objetivo celebrar e valorizar a cultura afro-brasileira, enquanto o Memorial Vale passa por obras de renovação. Entre as atrações de destaque, o público poderá apreciar o Samba da Consciência Negra do Bar do Cacá, com performances de artistas renomados da cena do samba mineiro no dia 20 de novembro, quarta-feira, das 14h às 00h. A festa será uma celebração da música e da cultura negra, com apresentações de DJ Camis, Adriana Araújo, Grupo Tradicionalmente, Waldir Gomes e Banda. A entrada é gratuita com retirada de ingressos no site do Memorial Vale.

O Samba da Consciência Negra do Bar do Cacá terá a DJ Camis agitando a pista com seus sets vibrantes, misturando samba, funk e soul e celebrando a diversidade da cultura negra. Camis é conhecida por sua energia contagiante e por suas apresentações cheias de ritmo e emoção. Em seguida, a cantora Adriana Araújo, uma das grandes vozes do samba de Belo Horizonte, se apresenta com seu repertório repleto de amor e respeito pela tradição do samba mineiro. Natural da comunidade da Pedreira Prado Lopes, no coração da Lagoinha, Adriana Araújo é reconhecida por seu talento e por sua trajetória ao lado de grandes nomes do samba nacional, como Diogo Nogueira, Fabiana Coza, Arlindinho e Jorge Aragão.

Além disso, o Grupo Tradicionalmente, com seus 33 anos de história, também marca presença no evento. Fundado por irmãos e com uma forte tradição nas casas de samba de Belo Horizonte, o grupo vai resgatar a verdadeira essência do samba, com um repertório que mistura clássicos e criações próprias, mantendo viva a chama do samba autêntico.

Foto - Grupo Tradicionalmente. Crédito - Reprodução

Fechando a noite, o grupo Waldir Gomes e Banda vai trazer um show cheio de energia e de amor pelo samba. Formado por músicos que têm o samba enraizado em sua trajetória, o grupo se destaca por sua proposta de resgatar e preservar a história do gênero, ao mesmo tempo em que dá visibilidade a novos talentos da cena musical local.

O Bar do Cacá e o legado de Cacá dos Santos

O Bar do Cacá, um dos espaços mais emblemáticos para o samba na capital mineira, será o palco dessa celebração. Criado em 1987 por Cacá dos Santos, agitador cultural e grande defensor da cultura afro-mineira, o bar se tornou um ponto de encontro tradicional para os amantes do samba e da música de raiz. Ao longo de 37 anos, o Bar do Cacá tem sido um espaço de resistência cultural, e agora recebe o Memorial Vale Itinerante para celebrar o Dia da Consciência Negra exaltando e prestigiando o samba de Belo Horizonte.

Foto - Adriana Araújo. Crédito - Marcos Nunes.

Memorial Vale Itinerante

O evento acontece durante a renovação do Memorial Vale, que, enquanto realiza a revitalização de sua sede, continua com sua programação através do projeto Memorial Vale Itinerante. “Estamos levando a essência do Memorial para outros espaços, garantindo que o público continue a ter acesso às atividades culturais gratuitas e relevantes, enquanto são realizadas as intervenções de requalificação, como a criação de novas estruturas de acessibilidade e áreas para atender a multipúblicos, com o objetivo de valorizar ainda mais o prédio que abrigou a antiga Secretaria de Estado da Fazenda”, afirma Wagner Tameirão, gestor do Memorial Minas Gerais Vale.

Memorial Minas Gerais Vale

Um dos espaços culturais que integram o Instituto Cultural Vale, o Memorial Vale faz parte do complexo cultural Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. De 2010, ano de sua inauguração, até julho de 2024, o espaço recebeu mais de 1,5 milhão de pessoas. São mais de 3 mil eventos realizados, 106 exposições, quase 9 mil escolas e grupos atendidos e cerca de 240 mil pessoas recebidas em visitas mediadas. 

Atualmente, o edifício-sede que abriga o espaço passa por obras de renovação para adotar uma nova estratégia de ocupação museográfica e infraestrutural. Criada a muitas mãos, a nova expografia permanente tem a curadoria de Isa Ferraz e Marcelo Macca e fará uma mistura inédita de obras de arte, objetos históricos e peças audiovisuais criadas especialmente para o Museu, propondo um diálogo entre o ontem, o hoje e o amanhã no qual o visitante é o protagonista. 

SERVIÇO

Samba da Consciência Negra do Memorial Vale, no Bar do Cacá
Local: Bar do Cacá (Rua Andiroba, nº 20 - Bairro São Paulo, Belo Horizonte)
Quando: dia 20 de novembro, quarta-feira, das 14h às 00h
Entrada gratuita
Retirada de ingressos no site do Memorial Vale: 
www.memorialvale.com.br

Deixar Um Comentário