Exposição comemorativa dos 280 anos de criação da Arquidiocese de Mariana chega a Itabirito

A exposição permanecerá na cidade até o dia 17 de novembro.

Home » Exposição comemorativa dos 280 anos de criação da Arquidiocese de Mariana chega a Itabirito
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 11/11/2024, 12:55 - Atualizado em 11/11/2024, 12:55
Foto — Reprodução. Crédito — Arquidiocese de Mariana. Siga no Google News

Exposição: Projeto Memória – 280 de criação da Arquidiocese de Mariana chega à cidade de Itabirito (MG). A mostra, que reúne 38 painéis ricos em fatos históricos, está aberta a visitações no Centro Cultural Padre Francisco Xavier, localizado na Praça do Centenário.

A cerimônia de abertura aconteceu no último domingo, 3 de novembro, e contou com a presença do Diretor Acadêmico da Faculdade Dom Luciano Mendes, Padre Edvaldo Antônio de Melo; do Pároco da Paróquia São Sebastião, em Itabirito (MG), Padre Leandro Marcos Costa; e da Secretária Municipal de Patrimônio, Cultura e Turismo, Júnia Melillo.

Fachada do Centro Cultural Padre Francisco Xavier, em Itabirito (MG). Crédito - Arquidiocese de Mariana.

Na oportunidade, Padre Edvaldo pontuou que após o lançamento da exposição no Centro Cultural Dom Frei Manoel da Cruz, em Mariana (MG), Itabirito (MG) é a primeira localidade a acolher a mostra cultural.

“Itabirito, […] abre as portas para a rica história, tradição, religiosidade e cultura concedida ao povo mineiro, por meio da Arquidiocese primaz de Minas ao longo destes 280 anos”, ressalta o sacerdote.

Padre Edvaldo, Padre Leandro e visitantes apreciando os totens da exposição. Crédito - Arquidiocese de Mariana.

A exposição permanecerá na cidade até o dia 17 de novembro, e funcionará nos seguintes dias e horários: de terça a sexta-feira das 9h às 17h. Feriados, sábados e domingos de 9h às 15h.

A exposição

A mostra conta com 38 painéis que abordam cinco eixos temáticos: a história da Arquidiocese; os bispos e arcebispos; os santos e beatos; o Seminário e as instituições educacionais; e o Arquivo e Museus e resgata a rica história da primeira Igreja Particular de Minas Gerais.

Texto: Luan Barbosa Ribeiro – Membro da Diretoria de Turismo da Prefeitura Municipal de Itabirito

Deixar Um Comentário