Resgatando os anos 1990: Cantor Salgadinho é atração do Samba na Tenda

Evento acontece no dia 17 de novembro; a entrada é gratuita até 15h

Home » Resgatando os anos 1990: Cantor Salgadinho é atração do Samba na Tenda
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 29/10/2024, 17:02 - Atualizado em 29/10/2024, 17:03
Salgadinho. Crédito — Augusto Wyss. Siga no Google News

Quem cresceu nos anos 90, com toda a certeza do mundo, conhece os pagodes “Inaraí”, “Corpo Lúcido”, “Essa Menina”, “Recado a Minha Amada”, entre outros clássicos do repertório do grupo Katinguelê, que tinha como vocalista o músico Salgadinho. O cantor, a propósito, é a atração principal do tradicional Samba na Tenda, no dia 17 de novembro, a partir das 13h, no Estacionamento do Big Shopping (Av. João César de Oliveira, 1.275, Eldorado), em Contagem. A entrada é gratuita até às 15h. Depois desse horário, os ingressos custam R$ 20 (primeiro lote). Os convites, assim como as cortesias, estão disponíveis na plataforma Sympla.

“Pra mim, o show em Contagem promete muita emoção. E o que eu prometo, no Samba na Tenda, é muita emoção em troca. A gente vai rir, a gente vai chorar e a gente vai se emocionar nesse show. Vamos matar a saudade! Tem muita coisa boa preparada”, garante Salgadinho, que não esconde a emoção de tocar na região metropolitana de Belo Horizonte, em uma roda de samba que valoriza a cultura e a arte das periferias desde o ano de 2018. “Levar um show ao vivo, um show de samba e de pagode pra periferia, é coroar realmente esse encontro. É a periferia que nos dá tantas mãos de obras, não só braçal, mas artística também. É a periferia que faz esse país se movimentar e que faz todo movimento cultural e econômico funcionar”, explica o artista. 

Referência na música popular brasileira, Salgadinho viveu diferentes momentos no universo do samba. Nos anos 90, por exemplo, o artista viu o pagode dominar os programas dominicais, além das estações de rádio. “Acredito que a revolução (de lá pra cá) seja mais na parte tecnológica, desde a logística até a parte musical. Hoje, você já tem um ponto de partida, onde sabemos o que funciona e o que não funciona. Antigamente, entrávamos com a cara e com a coragem, vendo o que daria certo ou não. Hoje, nós temos um ponto de partida. Os cantores já chegam mais preparados, os músicos já sabem ler e escrever partituras, os produtores e os contratantes estão mais capacitados. A grande mudança é nesse aspecto. Mudou para melhor”, afirma.

Com quase quatro décadas de carreira, e um hiato de dez anos em que ficou longe dos palcos, Salgadinho reflete sobre o papel do samba na própria vida. “O samba vai muito além do gênero musical. Ele é um agregador de pessoas, é um consertador de trajetórias, ele é um maná para quem precisa de carinho, para quem precisa de um incentivo. O samba é um mantra, independente da sua fé ou da sua religião, você vai se sentir bem no samba. Poder tocar um samba, fazer uma letra de samba, é um dom de Deus para dividir com todo mundo. Hoje, o sentimento que eu tenho em relação ao samba, é muito mais de gratidão do que de esperar alguma coisa de volta, porque o samba me devolveu muito mais do que eu merecia”, reflete o artista, revelando qual é a música que, além de estar no repertório do Samba na Tenda, foi um marco na trajetória artística: “Eu acho que a música ‘No Compasso do Criador’. Ela é um divisor de águas. Não só para mim, mas para toda uma geração de músicos que estavam buscando realizar e trazer suas famílias para uma condição melhor. Essa música tem uma simbologia muito grande de todo esse momento para mim. E eu acho que para muita gente também”.

A apresentação de Salgadinho no Samba na Tenda, evento que consolidou-se como um reduto do samba e do pagode na região metropolitana de BH e que tem um papel fundamental na valorização dos artistas locais, é bastante aguardada pelo público. “Quero dizer para os meus fãs de Contagem que a gente vai balançar o navio juntos aí. Vai ser divertido e emocionante. E a gente vai ficar muito feliz ao final de tudo”, finaliza o artista.

Samba na Tenda recebe Salgadinho

17 de novembro, das 13h às 21h
Estacionamento do Big Shopping (av. João César de Oliveira, 1.275, Eldorado)
Ingressos disponíveis no Sympla 
Classificação: 16 anos

Deixar Um Comentário