Estudantes da UFOP participaram da 71ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizada em Brasília entre 8 e 18 de outubro. No primeiro bloco, a UFOP representou Minas Gerais nas modalidades de atletismo feminino, com a atleta Samela Amaral, aluna do curso de Ciência da Computação, disputando a prova dos 800 metros rasos, e tênis de mesa feminino, com a atleta Laura Gomes, aluna do curso de Medicina. Laura terminou em 6º lugar geral na modalidade.
A atleta Lara Peixoto, aluna do curso de Engenharia Urbana, consagrou-se vice-campeã brasileira no taekwondo feminino, na categoria 57 a 62kg. Lara participou do campeonato pela quarta vez e conquistou sua terceira medalha. "Participar do JUBs é sempre muito gratificante, poder representar a UFOP e a Escola de Minas, nosso estado, em um evento que a CBDU oferece com uma estrutura incrível para os atletas. Estou muito feliz pelo resultado e queria agradecer à mestre Adriana, que está sempre comigo e acompanhou toda a seleção de Minas nesse evento, e por todo o suporte que a UFOP oferece".
No segundo bloco da competição, que incluiu também as modalidades coletivas, a UFOP representou Minas Gerais no futsal masculino. O time foi vice-campeão da 2ª divisão, colocando Minas Gerais de volta na 1ª divisão depois de quase 20 anos. A equipe perdeu o título para o time da Faculdade Esucri, de Santa Catarina, pelo placar de 2×1, mas garantiu a presença na primeira divisão da competição em 2025.
O elenco da UFOP, sob o comando do técnico Renato Moreira e seu auxiliar, Everton Santos, foi composto pelos goleiros Paulo Martins, Raphael Braz e Júlio César, e pelos jogadores de linha Emerson Silva (Roró), Igor José, Ygor Reis, Lucas Lacerda, Leonardo Biagioni, João Gabriel, Daniel Felipe e Sérgio Júnior.
O jogador Ygor Reis, estudante de Engenharia de Minas, falou sobre a importância de representar a Universidade e o estado de Minas Gerais. "A UFOP vem trabalhando forte para essa competição há alguns anos e, em dois anos, alcançamos nosso maior objetivo: o acesso à 1ª divisão, onde Minas não competia há quase 20 anos. Infelizmente, o título da 2ª divisão não veio, mas o vice-campeonato e o acesso veio com um gosto de dever cumprido. Foi um campeonato de altíssimo nível, com a participação de jogadores e equipes profissionais de futsal, o que valoriza ainda mais a importância desse vice-campeonato, no qual éramos a única universidade federal na segunda divisão deste ano".
As equipes da UFOP ficam de recesso até o retorno do semestre letivo 2024.2, quando iniciam a preparação para a disputa dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs), previstos para acontecer em abril de 2025. A expectativa dos atletas é ganhar a competição com o time masculino pela terceira vez consecutiva. O time feminino, que conquistou o 3º lugar este ano, também vai em busca do título.
Deixar Um Comentário