A Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) divulgou os editais para a escolha do hino e do selo comemorativos dos 280 anos de criação da Arquidiocese de Mariana.
As inscrições estão abertas até o dia 25 de novembro e devem ser encaminhadas no endereço de e-mail [email protected], juntamente com outros documentos descritos nos editais. O concurso é aberto a qualquer brasileiro nato ou naturalizado. Interessados menores de 18 anos devem ter a autorização dos responsáveis.
Os trabalhos devem ser enviados juntamente com um termo de autorização, a ficha de inscrição e um breve histórico da proposta.
Sobre o hino
Os compositores inscritos devem visar um hino que tenha letra em profunda linguagem poética, apresente embasamento bíblico, demonstre coerência entre fé e vida, rimas, um refrão e no máximo cinco estrofes. Já a música deve ter caráter vibrante, vigoroso e convocativo, além de melodias e ritmos fluentes, acessíveis a qualquer assembleia.
A avaliação será feita por uma comissão comporta por cinco integrantes, sendo quatro clérigos e uma organista.
Sobre o selo
Já proposta de criação do selo deve considerar a coerência entre fé e vida, o histórico-cultural, criatividade e originalidade. Ainda, deverá atender a dois formatos diferentes: uma versão colorida e a outra preto e branco com extensão PNG.
O selo será utilizado nas identidades visuais dos projetos comemorativos dos 280 anos, como folders, cartazes, impressos, convites, bandeiras, site, entre outros.
Projeto Memória
O Projeto Memória foi criado pela FDLM para apresentar a história dos 280 anos da Diocese de Mariana, desde sua criação, passando por bispos, história da Arquidiocese, cúria, palácio episcopal, igrejas, santuários, seminário, entre outros.
A abertura das comemorações aconteceu durante a VII Semana Dom Luciano, realizada em agosto de 2024, que teve como tema “Arquidiocese de Mariana – 280 Anos da Primaz de Minas”. No mesmo mês, foi inaugurada uma exposição temática sobre os 280 anos, no Seminário São José, em Mariana (MG). Ela permanece em exibição desde setembro, no Centro Cultural Dom Frei Manoel da Cruz, na Praça Gomes Freire, nº 200.
Deixar Um Comentário