A cidade de Mariana (MG) escolheu neste domingo (6/10) os vereadores e vereadoras que irão integrar o legislativo municipal durante os próximos quatro anos. Veja os vereadores eleitos:
- Ronaldo Bento (PSDB) - 1.742 votos - 4,53%;
- Pedrinho Salete (PSDB) - 1.289 votos - 3,35%;
- Zezinho Salete (PSDB) - 1.255 votos - 3,26%;
- Maurício da Saúde (PSDB) - 1.232 votos - 3,20%;
- Fernando Sampaio (PSDB) - 1.175 votos - 3,05%;
- Marcelo Macedo (PSDB) - 1.158 votos - 3,01%;
- Ediraldo Ramos Pinico (PSB) - 1.049 votos - 2,73%;
- Valmir do Gesso (PSB) - 1.034 votos - 2,69%;
- Ítalo de Majelinha (PSB) - 997 votos - 2,59%;
- Zé Sales (PDT) - 978 votos - 2,54%;
- Samuel de Padre Viegas (REPUBLICANOS) - 880 votos - 2,29%;
- Bosco Freitas (PSB) - 817 votos - 2,12%;
- Roberto Cota (AVANTE) - 712 votos - 1,85%;
- Tikim Mateus (PC do B) - 662 votos - 1,72%;
- Preto do Cabanas (PV) - 652 votos - 1,69%;
Quais as funções dos vereadores?
Originário do grego antigo, o vocábulo vereador vem da palavra “verea”, que significa vereda, caminho. O vereador, portanto, seria o que vereia, trilha, ou orienta os caminhos. Existe no idioma brasileiro o verbo verear, que é o ato de exercer o cargo e as funções de vereador. Resumindo, o vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na câmara municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática.
Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.
Legislativo
Os vereadores fazem parte do Poder Legislativo, e discutem e votam matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade. Cada vereador é eleito de forma direta, pelo voto, tornando-se um representante da população. Por isso, deve propor projetos que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar do povo.
Fiscalização
Além das votações, os vereadores também têm o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento. É dever deles acompanhar o Poder Executivo, principalmente em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público.
Deixar Um Comentário