Vivemos uma época de exposição total. Cada dia que passa menos se valoriza a privacidade, tudo é exposto, tudo é dividido, não se tem mais senso de proteção pessoal, e todos os dias somos bombardeados com um mundo de informações, de todos os lados, quer queiramos ou não.
Neste mundo tão exposto, com informações tão desencontradas, é preciso sabermos filtrar o que nos chega. Não devemos mergulhar de cabeça em notícias espalhadas a torto e a direito, sem sabermos de onde saíram ou quem começou a divulgá-las.
A facilidade de comunicação de nossos dias pode nos induzir a erros. Acabamos ficando com preguiça de pensar e pesquisar, porque tudo nos chega pronto, e é aí que mora o perigo, pois com tanta acessibilidade, podemos acabar caindo no conto do vigário, induzidos por gente mal-intencionada.
A facilidade com que essa gente faz contato, com o nosso aval ou à nossa revelia, precisa ser avaliada, antes de acreditarmos no que nos dizem.
É mais fácil encontrarmos soluções prontas do que tentarmos descobri-las por nós mesmos, e fica mais fácil ainda quando chegam através de áudios ou vídeos, que nos inviabilizam até a leitura. É mais fácil não precisar raciocinar, e dentro desta facilidade não percebemos o quanto podemos ser manipulados.
Quanto mais nos acomodamos, mais limitados ficamos e seres limitados são fáceis de serem enganados. Lamentável nisto tudo é que a limitação que nos atinge não vem de falta de inteligência, muito pelo contrário, pessoas inteligentes e dotadas de sagacidade sucumbem por preguiça.
Para quem almeja o poder, esta facilidade de manipulação é um prato cheio. Pessoas que não pensam por si mesmas são fáceis de manobrar, e quanto mais estas pessoas sucumbirem às informações prontas, mais fácil se torna colocar o que se quiser nestas informações. Verdadeiras ou falsas, vão sendo transmitidas e absorvidas por mais e mais pessoas, que aos poucos perdem a capacidade de discernir entre o que é real e o que não é.
Fiquemos atentos. Sejamos cuidadosos para que tanta manipulação não nos tire a liberdade de pensamento.
Deixar Um Comentário