Moradores de Camargos participam de simulado prático de emergência realizado com apoio da Samarco

Além de moradores, o simulado contou com a participação de outras pessoas, entre organizadores e observadores, e durou 32 minutos.

Home » Moradores de Camargos participam de simulado prático de emergência realizado com apoio da Samarco
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 02/09/2024, 10:19 - Atualizado em 02/09/2024, 10:20
Foto — Arquivo / Samarco. Siga no Google News

Trinta e nove pessoas da comunidade de Camargos, distrito de Mariana (MG), participaram, no dia 25 de agosto, do simulado prático de emergência realizado pela Defesa Civil Municipal, em parceria com a Samarco. O exercício segue procedimentos do Plano de Ação de Emergência das Barragens de Mineração (PAEBM) e tem o objetivo de testar e aprimorar protocolos de segurança, preparando as comunidades para emergências.

Além de moradores, o simulado contou com a participação de outras pessoas, entre organizadores e observadores, e durou 32 minutos. “A participação das comunidades é muito importante para aprimorarmos nosso plano de ação. As simulações de emergência são oportunidades de revermos, na prática, os processos de interdependência, papéis, responsabilidades, gerenciamento de recursos e incidentes”, ressalta a engenheira geotécnica da Samarco, Dirley Bernardi Rodrigues. Ela destaca, ainda, que o exercício fortalece a integração com os órgãos de respostas como Corpo de Bombeiro e Defesa Civil.

Exercício – No horário do simulado houve o toque real de sirene, que é precedido de mensagem informando aos participantes que se trata de um simulado e que as pessoas deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro definidos. 

No próximo domingo, 1º de setembro, o simulado ocorrerá em Ponte do Gama, distrito de Mariana (MG), que também será orientado pelo PAEBM.

Estruturas monitoradas – Todas as estruturas geotécnicas da Samarco estão estáveis e são monitoradas 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio do Sistema Integrado de Segurança, que inclui o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI), que conta com mais de 2000 equipamentos de última geração e equipes de técnicos que fazem inspeções em campo.

Foto - Arquivo Samarco

Um Comentário

  1. Andre Araújo 03/09/2024 em 19:43- Responder

    ficr aí montando simuado eles ficam, estamos aqui esperando o tal auxílio que eles devem os beira rios até hj.

Deixar Um Comentário