Ouro Preto, Mariana e Itabirito são, entre outros, municípios mineradores com significativa arrecadação de recursos provenientes da extração de minério de ferro. Além das mineradoras, seus processos produtivos geram empregos e aumentam a arrecadação de impostos, como ISS e ICMS, para os municípios.
No entanto, essas três cidades, que também são guardiãs de monumentos históricos, precisam se preparar para uma futura transição para o turismo, como atividade econômica principal, quando a mineração eventualmente terminar. Isso exige projetos de longo prazo que assegurem a manutenção de empregos e promovam o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável.
Num panorama prévio, os três municípios têm nomes definidos para a disputa política de 6 de outubro. É essencial que os eleitores analisem as propostas, considerando os desafios em áreas como saúde, educação, desenvolvimento econômico e social, infraestrutura urbana, saneamento básico e segurança.
OURO PRETO
Candidatos registrados até 16/08: 167 vereadores.
Angelo Oswaldo (PV) e Regina Braga (PSD) - Prefeito e vice atuais, disputam a reeleição com o apoio de 10 partidos e 96 candidatos a vereadores.
Partidos da chapa: PT, PV, PCdoB, PSD, Progressistas, PDT, PSB, Avante, Solidariedade e Agir.
Duarte Júnior (Republicanos), ex-prefeito de Mariana, terá como vice Denilson Barbeiro (PSDB).
Apoios: Federação PSDB Cidadania, Novo e PRTB.
Observação: PL e Democracia Cristã apoiam Duarte Júnior, mas também registraram outros possíveis candidatos, o que dificulta a precisão das informações.
A assessoria jurídica do candidato Duarte Júnior, da Coligação "Ouro Preto Merece Mais" informou ao JVA na manhã dessa sexta-feira as possíveis alterações que podem haver no grupo político que apoio Duarte:
"Soubemos ontem à noite que o PL e DC teriam tentando registrar uma candidatura a Prefeito e formar nova coligação, saindo da campanha do Duarte.
A outra situação é que o Júlio Pimenta desistiu de sua candidatura e liberou seus partidos para ingressarem na coligação do Duarte.
Os partidos são: MDB, UNIÃO BRASIL, PODEMOS e PRD".
Du Evangelista e Ponte Nova - Candidatos pela federação Rede - PSOL, com 14 candidatos a vereadores.
MARIANA
Candidatos registrados até 16/08: 174 vereadores.
Juliano Duarte (PSB) e Sônia Azzi (Republicanos) - Candidatura pendente de julgamento no TSE.
Roberto Rodrigues e Dr. Rodrigo Miranda (PL) - Candidatura pendente de julgamento no TSE.
Bruno Teixeira e Patrícia Ramos (PSTU) - Candidatura pendente de julgamento no TSE.
ITABIRITO
Candidatos registrados até 16/08: 219 vereadores.
Alex Salvador (PSD) e Ana Góis - Candidatos a prefeito e vice, com apoio de PRD, Republicanos e Agir.
Ricardo Oliveira (Solidariedade) e Ricardo Francisco (Podemos) - Candidatura pendente de julgamento no TSE, com apoio de Podemos, União Brasil e Democracia Cristã.
Elio da Mata (PSB) e Raphael Rondow - Dr. Elio, atual vice-prefeito, é candidato a prefeito com apoio de PSB, Cidadania, Mobiliza, PV, PSDB, PDT, PP, PCdoB e PT.
Thomás Toledo e Ronildo Leonardo (UP) - Candidatos a prefeito e vice. Candidatura pendente de julgamento no TSE.
Wilson do Grito e Carlos Bomfim (Partido Novo) - Candidatos a prefeito e vice. Candidatura pendente de julgamento no TSE.
Federação PSOL e REDE: Lançou 12 pré-candidatos ao Legislativo, incluindo duas candidaturas coletivas. Para o Executivo, liberaram seus membros para apoiar o candidato que melhor os represente, sem endossar oficialmente nenhum nome.
Prezados,
Venho manifestar minha reclamação contra a campanha eleitoral do candidato a prefeito em Ouro Preto Duarte Junior. O mesmo mobilizou muitos veiculos com carro de som para o endereço: R. Élcio Fortes, 1940 – Lagoa, Ouro Preto – MG, 35400-000, ao lado do estacionamento do Supermecado BH. Emitindo muito ruído e barulho pertubando o sossego dos moradores do bairro desde as 9:00 horas da manhã. Como eu trabalho durante a semana e ainda estudo a noite, me resta apenas os finais de semana para estudar para as provas, o que agora a minha manhã está compromentida por tanto barulho emitido pelo carro de som que encontra-se estacionado!
Assim, o artigo 243 do Código Eleitoral, em seu inciso VI, diz que não será tolerada propaganda “que perturbe o sossego público, com algazarra ou abusos de instrumentos sonoros ou sinais acústicos”, encontra-se violado. Visando uma boa convivência entre todos solicito a Policia para averiguar tal situação em desacordo com as normas de boa convivência.
Aguardo a solução da infração. Obrigada!