Um total de 58 passageiros e quatro tripulantes, somando 62 pessoas, caíram de avião em um condomínio do bairro Capela, em Vinhedo (SP). A tragédia aconteceu no início da tarde de hoje (9/8). A Prefeitura da cidade informou que não houve sobreviventes. A informação também foi confirmada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A aeronave tinha capacidade para 68 pessoas, por isso a hipótese de superlotação foi logo descartada.
A Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, disse se tratar de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72. Ele saiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP). O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma.
A VOEPASS também informou por meio de nota que “acionou todos os meios para apoiar os envolvidos”. A companhia disse ainda que não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo. “Fabricado em 2010, o avião estava com situação regular na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”.
Em pronunciamento, Tarcísio de Freitas informou também que está enviando reforços ao local. “A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), a Polícia Civil e Militar estão mobilizadas no resgate das vítimas. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e os responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram encaminhadas para reforço nos trabalhos”.
Já Osmir Cruz, secretário de Segurança de Vinhedo, disse que “a aeronave caiu em uma área de churrasqueiras do condomínio Recanto Florido, mas não há registro de vítimas ou feridos fora da aeronave”. Cruz informou também que sete equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local. A ocorrência foi recebida às 13h25, segundo a corporação.
Ainda em nota, a Voepass disponibilizou o número 0800 9419712 para dar informações a parentes de passageiros ou colaboradores. O serviço funciona ininterruptamente, segundo a companhia.
Leia, abaixo, a íntegra da nota divulgada nesta tarde pela Anac
Anac lamenta profundamente o acidente com a aeronave da Voepass nesta sexta-feira, 9 de agosto, e presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.
A Anac está monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes.
A Agência acompanha os desdobramentos das investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Deixar Um Comentário