As redes coletoras de esgoto foram criadas para receber os líquidos resultantes da utilização de água potável nos imóveis. Os objetos sólidos são incompatíveis com suas dimensões e estruturas e, quando descartados incorretamente nestas redes, podem ocasionar seu entupimento e, inclusive, o retorno do esgoto para as residências.
“A maioria das ocorrências de desobstrução de redes de esgoto que atendemos em nosso dia a dia é resultado de situações completamente evitáveis”, diz o supervisor de Manutenção de Redes da Saneouro, Carlos Jorge. Ele conta que constantemente as obstruções ocorrem por descarte de objetos como cotonetes, absorventes, preservativos, bitucas de cigarros e embalagens descartáveis.
Este tipo de objeto deve ser descartado sempre em lixeiras. Quando vão para vasos sanitários, tanques ou pias, seguem diretamente para as redes coletoras de esgoto e causam o seu entupimento. Outros dois vilões que entopem as redes são os fios de cabelo e o óleo de cozinha.
Para os fios de cabelo, usar grelhas no ralo do banheiro e grades nos canos das pias para que os fios não desçam pelas redes são boas soluções. “Também é importante sempre limpar o ralo após o banho e remover os fios de cabelo”, afirma.
Na cozinha, o ideal é nunca despejar o óleo na pia. Depois que esfria, o óleo vira um bloco sólido, se fixa nos canos e reduz o espaço para passagem do esgoto até provocar o completo entupimento.
Deixar Um Comentário