Suplementação desportiva melhora o desempenho de atletas?

Conheça alguns dos benefícios oferecidos por suplementos alimentares.

Home » Suplementação desportiva melhora o desempenho de atletas?
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 06/08/2024, 16:43 - Atualizado em 06/08/2024, 16:44
suplementacao-desportiva-melhora-desempenho-atletas
Imagem ilustrativa. Crédito — Reprodução / Freepik. Siga no Google News

Quando o assunto é atividade física, é comum que os suplementos alimentares sejam abordados na conversa. O benefício da creatina monohidratada, do whey protein e de outros produtos para o organismo causam curiosidade e interesse, sobretudo, para praticantes de atividades físicas e atletas.

Não é por acaso que o assunto vem sendo abordado com frequência nas redes sociais por influenciadores digitais. Só no TikTok, os conteúdos com a hashtag “suplementos” somam mais de 300 mil publicações. No meio de tanta informação, é necessário ter certeza do que realmente procede, priorizando as orientações de fontes oficiais.

Segundo a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), os suplementos são produtos que servem para contemplar os nutrientes necessários para a dieta diária de uma pessoa saudável. O principal objetivo é garantir o consumo adequado de cada nutriente para o organismo, seja de proteínas, vitaminas, minerais, aminoácidos ou outros.

Há atletas que aderem ao uso da suplementação desportiva buscando melhorar o desempenho nas modalidades que praticam. Pesquisas da área da saúde e da educação física reforçam os benefícios que os produtos podem trazer para a saúde e para a prática  desportiva.

Quando a suplementação desportiva é indicada?

Segundo a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), a suplementação desportiva é o uso de substâncias que completam a absorção de nutrientes por atletas. Estudos mostram que o uso desse recurso oferece benefícios, como recuperação de danos musculares, ganho de massa muscular e aumento na disposição durante os treinos. 

A instituição aponta que a suplementação desportiva não é obrigatória para atletas, pois, em alguns casos, a alimentação balanceada consegue resolver a falta de nutrientes no organismo. Os praticantes de atividade física que recorrem ao uso de suplementos têm um alto gasto calórico e, por questões específicas, não conseguem ingerir a quantidade adequada de nutrientes para alcançar o desempenho ideal. 

A suplementação desportiva pode ser feita de diferentes formas. Em lojas de produtos naturais e esportivos, é possível encontrar opções de suplementos em pó, cápsulas, líquidos, gel, pastilha, bala e granulados. A escolha depende de cada atleta e da orientação nutricional. 

Em entrevista à imprensa, a coordenadora do curso de nutrição da Universidade Positivo (UP), Priscila Dabaghi, afirma que existem critérios a serem considerados para garantir o uso correto dos suplementos. Ela explica que é necessário avaliar a necessidade, de acordo com o plano de treinamento e os objetivos de cada atleta. As considerações ajudam a definir as marcas mais confiáveis e as dosagens mais adequadas. 

Benefícios no desempenho esportivo 

Os benefícios dos suplementos estão diretamente relacionados à saúde, pois ao garantir o consumo ideal de nutrientes, o organismo consegue desempenhar suas funções de forma eficiente. A USCS informa que o uso de suplementos potencializa o desempenho esportivo, auxiliando na recuperação dos músculos de micro-lesões causadas durante os treinos ou campeonatos. 

Um dos suplementos mais populares entre os atletas é o que garante o aporte de proteínas, também chamado de whey protein. A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) explica que o produto é fabricado com o soro do leite, sendo utilizado para o ganho, a manutenção e a recuperação da massa muscular, o que é importante para os praticantes de atividade física. 

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) destaca que há vantagens do ômega 3, considerado um suplemento ergogênico, pois pode auxiliar no desempenho do atleta, melhorar a recuperação e ainda trabalhar na prevenção de lesões durante um treinamento intenso. A sua suplementação melhora a saúde do músculo e a disponibilidade energética. 

Já a creatina, muito usada por praticantes de atividades físicas, também pode ser benéfica. Em entrevista à imprensa, a nutricionista Daniela Oliveti declarou que a suplementação pode contribuir para o aumento de massa muscular, agilizar a recuperação muscular pós-atividade física e melhorar a retenção de água dentro das células. A profissional ressalta que a creatina também é benéfica para a prevenção de doenças crônicas, já que apresenta efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. 

Deixar Um Comentário