2ª Cia de Bombeiros Militar recebe nova viatura operacional em Ouro Preto

Saiba mais sobre a Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS) e como ela vai melhorar o combate de incêndios no município.

Home » 2ª Cia de Bombeiros Militar recebe nova viatura operacional em Ouro Preto
Por João Paulo Silva Publicado em 19/07/2024, 19:42 - Atualizado em 19/07/2024, 20:17
cia-cbmmg-ouro-preto-recebe-viatura
Foto – Militares e outras autoridades reunidos após cerimônia que o JVA trasmitiu ao vivo / Crédito- Tino Ansaloni Siga no Google News

A 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Minas Gerais (2ªCia CBMMG), em Ouro Preto (MG), recebeu, na manhã de hoje (19/07), durante cerimônia realizada na sede localizada no bairro Lajes, uma nova viatura operacional, chamada Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS). A solenidade contou com a presença de várias autoridades e o Hino Nacional foi executado.

https://youtu.be/rHDZJyzxsq0?si=8Zl_Ob6SAsaRgwqu

O comandante Torres, tenente do 2ºBBM, disse que o novo caminhão de combate a incêndio fará uma diferença muito grande no atendimento à população, trazendo mais eficiência e qualidade para os atendimentos do Corpo de Bombeiros.

"Estamos no período de estiagem. Já tivemos vários focos de incêndio que variam de pequeno, médios e grandes, com o do monumento do Itatiaia que teve uma área aproximada a 450 hectares destruídos pelo fogo.

O sargento Patrício que veio pilotando o veículo de Belo Horizonte até Ouro Preto, também falou sobre o recebimento no novo equipamento e explicou um pouco sobre o mesmo. "Auto Bomba Tanque Salvamento é um caminhão automático, mas que também pode ser utilizado de forma manual. Dessa maneira, como o relevo de Ouro Preto é repleto de ladeiras e subidas, fica mais fácil de se transitar".

O sargento destacou também que a ABTS veio com outros equipamentos de grande valia no combate aos focos de incêndio, são eles: seis automizadores, seis ferramentas multifuncionais, dois pinga fogos, seis abafadores e 59 coturnos multifunção viabilizados por meio do projeto cadastrado na plataforma Semente do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Fundação Salvar. O investimento foi de 2 milhões de reais.

"Ele possui um reservatório de Líquido Gerador de Espuma (LGE) acoplado. Antes, tínhamos que utilizar um galão separado". O líquido gerador de espuma (LGE) é um concentrado de espuma sintética que atua como uma espécie de detergente no combate a incêndios de classe A e B, especialmente em hidrocarbonetos e solventes polares.

Ainda de acordo com o sargento Patrício, os militares que farão uso da ABTS passarão por treinamentos em Ouro Preto. "Eu e mais três militares ficamos no Centro de Suprimento e Manutenção do CBMMG (CSM) o dia inteiro para treinamento. As informações serão repassadas para outros membros da corporação".

De acordo com informações do CBMG, a Viatura multifuncional, com tecnologia embarcada de última geração, contemplando sistemas de comunicação, sinalização e navegação, é utilizada no combate a incêndios e salvamento de diversos tipos. Trata-se de caminhão de médio porte, com reservatório de água com capacidade de 4 a 5 mil litros, provido com sistema de bomba de duplo estágio e alta potência, proporcionando segurança e autonomia no combate a incêndios. A viatura possui potencial para ser equipada com materiais de salvamento, de acordo com as características da região onde atuará.



Deixar Um Comentário