Mambo Jazz se apresenta, nesta sexta (19), no Estacionamento do Centro de Convenções da Ufop

Grupo de música instrumental latina toca temas de compositores como Chuco Valdés, Milton Nascimento, Pixinguinha, entre outros.

Home » Mambo Jazz se apresenta, nesta sexta (19), no Estacionamento do Centro de Convenções da Ufop
Por Fabiana Pinheiro - VÊS Projetos Culturais Publicado em 18/07/2024, 17:00 - Atualizado em 18/07/2024, 17:00
Foto — Reprodução / Divulgação. Siga no Google News

O Mambo Jazz, grupo de música instrumental latina, se apresenta nesta sexta-feira, 19 de julho de 2024, a partir das 20h, no Estacionamento do Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). O evento gratuito integra a programação do Festival de Inverno 2024.

O Mambo Jazz foi formado em 2022. Em uma conversa do baterista Marcos Tinti com a produtora Fabiana Pinheiro, sentiram a necessidade de um grupo instrumental, com tempero latino, que tocasse temas mais latinos, mas também brasileiros e até norte-americanos, numa estética musical totalmente diferenciada, para dançar.

Pois bem, no contexto da música instrumental de Belo Horizonte, Mambo Jazz vem trazer uma proposta na contramão de tudo o que se faz em BH. Como já dito, os temas tocados são primordialmente da música e estilos latinos. O som é envolvente e o público não consegue ficar parado.

Compositores como Chucho Valdés, Pixinguinha, Milton Nascimento, Toninho Horta, são carros-chefe no repertório. Temas norte-americanos popularmente conhecidos no nosso imaginário jazzístico, são executados com uma roupagem latina, mesclando diversos ritmos cubanos, afro-cubanos e brasileiros.

Integrantes

Os músicos que compõe o grupo tem vivências que dizem respeito a proposta do mambo jazz. São músicos com vasta experiência no mercado.

Thamiris Cunha, clarinetista, tem sua trajetória pautada no choro, bandas de carnaval e samba. Foi vencedora do BDMG Instrumental 2024 na categoria melhor instrumentista.

Bruno Malaguti, pianista, compositor, arranjador, tem uma vasta história com a banda Unión Latina, Brascubazz e outros grupos de música latina.

Felipe “Jamaica” Menezes, baixista, natural de Belo Horizonte, é também violonista e compositor, graduado em música popular pela UFMG. Acompanha diversos artistas e bandas como: Habana Vieja, Doctor Ray Blues Band, Funk Diablo, Mambo Jazz, dentre outros.

Camilo Bernardes, músico chileno, percussionista, multi instrumentista, compositor, produtor e pesquisador da cultura popular afro latina.

Marcos Tinti, baterista, fundador do grupo Mambo Jazz. Mestrando em performance musical pela UFMG. Trabalha em diversos grupos e acompanha vários artistas e bandas. Tem como mestre o professor cubano Santiago Reyther.

Últimas apresentações do Mambo

  • Shows pela Lei Paulo Gustavo (2024): Ouro Preto-MG e Diamantina–MG
  • Fartura Festival (2024) — Nova Lima–MG
  • Festival Tudo É Jazz (2023) — Belo Horizonte e Ouro Preto
  • Sapucaí Festival (2023) — Belo Horizonte

Contatos

Instagram - @mambojazz _
Telefone (WhatsApp) - (31) 99381 1415 — Tinti

Edição: João Paulo Silva

Deixar Um Comentário