O Apicrim é um grupo formado por docentes e estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes cursos da UFOP com o objetivo de estudar e desenvolver tecnologias para recuperação de áreas degradadas pela mineração na região de Mariana e Ouro Preto. O projeto também desenvolve ações de conscientização da comunidade e incentivo da agricultura ecológica.
A professora do Departamento de Engenharia Ambiental (Deamb) e coordenadora do grupo, Sandra Moura, conta que a ideia do projeto surgiu ao estudar os impactos causados pela mineração, quando observou-se "um bom desenvolvimento do alecrim do campo na região — e essa planta é fonte principal de resina para a produção de própolis verde, através das abelhas".
Ela explica que a capacidade de adaptação da planta ao solo degradado é fundamental para a recuperação: "Quando uma planta consegue sobreviver em uma área degradada, ela irá contribuir na polinização, biodiversidade e começar uma história nova para o ambiente".
O projeto também se destaca pela pesquisa relacionada aos produtos derivados do mel. Segundo a pesquisadora, já foram catalogados 11 tipos de mel diferentes na região. Os estudos avaliam, por exemplo, o poder de cicatrização do própolis e as possibilidades de desenvolvimento de produtos cosméticos apícolas.
Confira mais detalhes na reportagem realizada pela TV UFOP:
Deixar Um Comentário