A SNB – Sociedade Numismática Brasileira estará em Ouro Preto, por ocasião das Comemorações dos 50 anos de fundação do Museu da Casa dos Contos.
A Casa dos Contos é um museu que se associa com a Numismática.
Construído entre 1782 e 1784, o imponente imóvel de sóbria fachada principal, desenhado pelo Mestre Antônio de Souza Calheiros ou pelo Mestre José Pereira Arouca, serviu inicialmente como residência e Casa dos Contratos de João Rodrigues de Macedo, Arrematante da Arrecadação Tributária das Entradas e Dízimos da Capitania de Minas Gerais, nascido em Braga, Portugal.
Na parte térrea do imóvel, Macedo administrava a Arrecadação das Entradas e Dízimos. Naquele pavimento também residia o seu Caixa, Vicente Vieira da Mota. Macedo residia no andar superior, local onde promovia reuniões sociais da Vila Rica, como bailes, saraus, recitais e jogos de cartas e gamão.
Macedo também hospedava no imóvel pessoas ilustres. O inconfidente Inácio de Alvarenga Peixoto, compadre do contratador, visitava-o com frequência.
Numismática
Numismática é uma ciência que estuda as moedas, cédulas, medalhas e objetos usados como meio de troca, o dinheiro.
A numismática é mais conhecida pelo aspecto do colecionismo, do guardar de modo ordenado os objetos usados como meio de troca, o dinheiro.
Com a comemoração dos 50 anos do Museu, a SNB se fará representada na ocasião pelos Diretores Gilberto Tenor, Presidente; Bruno Pellizzari, VicePresidente e Oswaldo Rodrigues, Diretor de Comunicação.
A SNB apresentará uma Medalha de homenagem da SNB ao Museu no dia 27/06, à noite na Cerimônia especial que ocorrerá.
Também a convite da Casa dos Contos, a SNB fará uma exposição dos tipos de moedas que foram cunhadas na antiga Vila Rica. A antiga Ouro Preto sediou uma Casa Cunhadora em nome da Casa da Moeda do Brasil e produziu moedas que são muito cobiçadas pelos colecionadores pela representação histórica e cultural inerentes a estes discos de metal caracterizados pelos Governos colonial e Português, já sediado no Brasil no início do século XIX.
A exposição tem a curadoria do Vice-presidente da SNB e colaboração de importantes colecionadores brasileiros, em especial Irlei Neves, muito conhecido pela publicação quase anual do Catálogo Moedas do Brasil.
A presença da SNB junto ao Museu tem a intenção de mobilizar os aspectos históricos e culturais da prática colecionista que atinge mais de 25 mil brasileiros que perseguem moedas no intuito de completar suas coleções.
Deixar Um Comentário