Viva o Coral Cristo Rei de Ouro Preto que celebra 60 anos de fundação

O Cônego ou "Padre" Agostinho só deixou a regência do Coral em 2018

Home » Viva o Coral Cristo Rei de Ouro Preto que celebra 60 anos de fundação
Por Giselia Maria Ribeiro Brandão Publicado em 05/06/2024, 18:48 - Atualizado em 05/06/2024, 19:08
coral-cristo-rei-ouro-preto-celebra-60-anos
Foto – Coral em apresentação em frente a Basílica de Nossa Senhora do Pilar / Acervo Siga no Google News


Veja galeria de fotos abaixo do texto

Ao longo de sua história, que iniciou em 06 de junho de 1964, já passaram pelo Coral Cristo Rei de Ouro Preto, muitos cantores, entre brasileiros e estrangeiros, alguns deles também integrantes de outros corais, que buscam experiência de fazer coral. O Coral é formado por pessoas da comunidade, por alunos, professores e técnicos-administrativos da UFOP e do IFMG.

O primeiro regente do coral, Padre Agostinho de Lourdes Coimbra Oliveira, atuou de 1964 até 2018 e contou com a organista e também maestrina, Dayse Coimbra de Oliveira. Nesse período, gravou CD, apresentou-se em televisão, no teatro, nas festas na comunidade, em encontros de corais, festivais, casamentos, formaturas e solenidades cívicas e religiosas em várias cidades de Minas Gerais e em outros estados.

O Coral Cristo Rei mantém as suas atividades desde 1964 com expressiva atuação no movimento cultural e musical ouro-pretano e brasileiro, apresentando um repertório variado, com músicas populares e eruditas, de autores brasileiros e internacionais. 

Procura principalmente promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a atividade cultural. Pretende também levar a seus coralistas conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical por meio do canto.

Atualmente, possui cerca de 20 componentes, a regência está sob comando de Waldecy Luciano Ferreira e a organista é Maria Carolina Marcussi. O espaço dos ensaios é na residência da Araceli Oliveira, que gentilmente cede o espaço e quem organiza as músicas para ensaio, é responsável pelo acervo das partituras e mantém os contatos dos cantores e a agenda das apresentações.

Desde sua fundação em 1964, o arquivo do Coral Cristo Rei de Ouro Preto vem acumulando documentos musicais de vários tipos, principalmente aqueles utilizados pelos seus cantores e cantoras em ensaios e apresentações. A natureza desse material é diversa. Há muitas fontes manuscritas, muitas delas cópias feitas pelos integrantes do coral, mas predominam as impressas, e nessa categoria estou incluindo aquelas que foram geradas como cópias manuscritas reproduzidas pelos meios mecânicos.

Hoje, busca-se ter um melhor controle do material pertencente ao Coral e principalmente da atualização do manuseio do repertório, uma vez que os cantores já utilizam as partituras digitais em tablets e celulares. Com isso há salvaguarda do material e economia de papel em cópias de xerox.

Para o futuro, há que se elaborar projeto para catalogação das partituras na planilha oficial do banco de dados. O acervo conta com coordenador, mixagem de áudios, correção, revisão, edição e digitalização. Os ensaios online também poderão acontecer com uso de áudios por naipes. Para qualquer eventualidade, o Coral tem que estar preparado para buscar novas formas de ensaio. Os Integrantes podem se reunir de forma virtual para aquecer a voz, treinar músicas e se apresentar em lives.

A pandemia de Covid-19, declarada pela Organização Mundial da Saúde em março de 2020, intensificou o uso de tecnologias digitais e a sala de ensaio mudou. Os cantores, que antes se encontravam para ensaiar juntos, hoje ensaiam separados em suas próprias casas e o coro viu-se diante de um novo palco, a internet.

O regente do coral foi desafiado, diante deste novo tempo, a desenvolver novas habilidades tecnológicas e novas competências para realizar o trabalho com o coro online. O Coral Cristo Rei de Ouro Preto só esteve parado durante a pandemia. Muitos não consideram o coral virtual semelhante ao canto coral convencional, pois um não irá substituir o outro. O coral virtual vem para ser uma nova modalidade, uma nova linguagem artística.

E viva o Coral Cristo Rei de Ouro Preto, nascido em Saramenha, no ano de 1964!

Celebrar o aniversário de um Coral que completa 60 anos de atividades sem interrupção é motivo de louvor e gratidão a Deus. Celebrar 60 anos cantando e encantando é motivo de reconhecimento e gratidão pela dedicação e compromisso de várias gerações que fizeram do canto coral expressão do serviço a Deus.

O Coral Cristo Rei agradece ao inesquecível idealizador, Padre Agostinho, à querida Dayse e a todos os seus componentes! Parabéns para todos que fizeram parte do Coral Cristo Rei. Parabéns para os atuais cantores que cantam para servir!

Deixar Um Comentário