Moradores e visitantes de Ouro Preto já podem se preparar para a segunda edição do ano do projeto Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Nesta sexta (24/05), a sede do Núcleo de Arte e Ofícios, no bairro Antônio Dias, e o Adro das Dores irão receber atividades gratuitas para todas as idades. Dessa vez a programação irá se conectar com o evento “Fado em Cidades Históricas”, festival que celebra a música portuguesa e a cultura lusófona em geral, promovendo encontros inéditos em Ouro Preto e Petrópolis (RJ).
Saiba mais — Ouro Preto recebe o evento ‘Fado em Cidades Históricas’ nos dias 24, 25 e 26 de maio
As cenas da primeira edição do “Sextas”, realizado no dia 19/04, ainda estão vivas na memória do público. Foi um dia inteiro de atividades e atrações artístico-culturais que movimentaram o bairro Antônio Dias, que se viu tomado por muita música, performances artísticas, oficinas, rodas de conversa, além da já tradicional feirinha de arte, artesanato e gastronomia de produtores locais. Com isso, o projeto vem cumprindo seu propósito de fomentar as diversas expressões culturais, ao potencializar artistas e coletivos independentes.
A convocação para a participação de artistas, agentes culturais e artesãos segue aberta, por meio de formulário online disponível no link: https://forms.gle/bFM4tQ99xFsDjtDx9
O público pode acompanhar os registros e todas as informações sobre o evento na página oficial do projeto no Instagram: @sextasabertas.
As oficinas serão realizadas no bairro Antônio Dias, na sede do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP, que funciona no Casarão Pedro Aleixo, um amplo imóvel erguido no século XIX que oferece ambientes variados, incluindo pátios abertos e ateliês de linguagens artísticas distintas.
Conexão com Portugal
A segunda edição do ano do Sextas Abertas promete arrebatar ainda mais o público ao se conectar com o festival “Fado em Cidades Históricas”. No dia 24/05, a programação noturna do projeto multicultural da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) será integrada ao evento, que vai celebrar a arte e a cultura lusófonas, considerando também as influências africanas e dos povos originários. A conexão “Fado-Sextas Abertas” vai, ainda, prestar uma homenagem especial ao artista plástico ouro-pretano Tunico dos Telhados, falecido em março deste ano. Tunico, em suas obras, retratou Ouro Preto de forma singular, sempre a partir da vista de seus telhados, e em uma de suas últimas séries juntou a paisagem ouro-pretana à padronagem e geometria dos azulejos. Com a integração dos eventos, outro importante território ouro-pretano terá destaque, o Alto das Dores, endereço da casa-ateliê de Tunico dos Telhados e onde será montado o palco do “Fado”.
CEMIG
O projeto SEXTAS ABERTAS NO ANTÔNIO DIAS é patrocinado pela CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Idealizado pela FAOP - Fundação de Arte de Ouro Preto, com o apoio do Instituto Território Criativo e Realização IRENI Inteligência em Eventos e Governo de Minas Gerais — Governo diferente, Estado Eficiente.
PROGRAMAÇÃO
NO NÚCLEO DE ARTE & OFÍCIOS DA FAOP (Praça Antônio Dias, 80)
MANHÃ
9h às 11h – Oficina “ESTAMPARIA ALTERNATIVA, COM DESENHOS DAS CRIANÇAS”, com Janaína
Evangelista – para crianças de 6 a 8 anos.
9h às 12h – Oficina de Cerâmica “MODELAGEM EM PINCH POT”, com Ilka Harry – público em geral, a partir de 16 anos.
9h às 12h – Oficina “ÉTICA UBUNTU: CONEXÕES E RELAÇÕES DE RECIPROCIDADE – TEORIA E
PRÁTICA – PARTE 1”, com Carlos Melo (Descolonizando Pensamentos) e participação especial de Ingrid Ribeiro (Baú Recontando) – público em geral, a partir de 16 anos.
9h às 13h – Oficina “COSTURANDO ORALIDADES: EXPERIÊNCIA GRIÔ COM BONECAS – PARTE 1:
CURVA DA VIVÊNCIA GRIÔ”, com Greyce Sampaio e Adriana Maciel – público em geral, a partir de 12 anos.
TARDE
14h às 17h – Oficina “TINGIMENTO NATURAL DE TECIDOS, COM CASCAS DE CEBOLAS”, com
Jaqueline Padovan – público em geral, a partir de 16 anos.
14h às 17h – Oficina “HISTÓRIA, CULTURA, MÚSICA E FESTA CIGANA”, com Sol Sebastian e Alejandrina – público em geral, partir de 12 anos.
14h às 17h – Oficina “ÉTICA UBUNTU: CONEXÕES E RELAÇÕES DE RECIPROCIDADE – TEORIA E PRÁTICA – PARTE 2”, com Carlos Melo (Descolonizando Pensamentos) – público em geral, a partir de 16 anos.
14h30 às 16h30 – Oficina “POESIA MINIMALISTA (Trovas, Haicais, Tankas, Quintas e Aldravias)”,
com Andreia Donadon e J.B. Donadon Leal – para jovens a partir de 10 anos.
14h30 às 16h30 – Oficina “COSTURANDO ORALIDADES: EXPERIÊNCIA GRIÔ COM BONECAS –
PARTE 2: DA CONSCIÊNCIA DA IDENTIDADE À CONSCIÊNCIA DA ANCESTRALIDADE”, com Greyce
Sampaio e Adriana Maciel – público em geral, a partir de 12 anos.
14h às 15h – WORKSHOP DE CULINÁRIA, com a chef portuguesa Marlene Vieira.
NÃO HÁ NECESSIDADE DE EXPERIÊNCIA PRÉVIA PARA PARTICIPAÇÃO EM NENHUMA DAS OFICINAS
DA PRAÇA ANTÔNIO DIAS AO ADRO DAS DORES
17h às 18h – CORTEJO EM HOMENAGEM A TUNICO DOS TELHADOS:
. Intervenção cênico-musical “PIRATAS A BORDO”, com Arte Movi Produções Artísticas
. RADIANT JAZZ BAND
NO ADRO DAS DORES
17h às 22h – FEIRA DE ARTE e ARTESANATO, com organização de Ana Fátima Carvalho.
18h às 23h – MOSTRA AUDIOVISUAL EM HOMENAGEM AO ARTISTA PLÁSTICO TUNICO DOS
TELHADOS”, com seleção de Ainá Santiago, organização e edição de Ricardo Macêdo.
SERVIÇO:
PROJETO SEXTAS ABERTAS NO ANTÔNIO DIAS
Dia: 24/05, das 9h às 23h
Locais:
Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP, bairro Antônio Dias (9h às 18h)
Adro das Dores (18h às 23h)
Instagram: @sextasabertas
Formulário - Chamada Aberta para Artistas, Agentes Culturais e Artesãos: https://forms.gle/bFM4tQ99xFsDjtDx9
Deixar Um Comentário