De 19 a 21 de abril, acontece a XXVII Festa Cultural da Goiaba. O evento realizado há 31 anos no aconchego do Distrito de São Bartolomeu, é gratuito e busca valorizar a produção artesanal da goiabada cascão produzida na região, uma realização da ADAF (Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu), com apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, da ADESCOB (Associação de Desenvolvimento Comunitário de São Bartolomeu), dos Comércios, Restaurantes e Pousadas de São Bartolomeu e do Coletivo Candeia (Arte, cultura e saberes).
A programação conta com uma exposição cultural, peças de teatro, oficinas de gastronomia adulto e infantil, shows com grupos e bandas regionais, além da tradicional feirinha dos comerciantes locais, composta por doces; molhos; geleias; doces em barra; cristalizados; em calda; licores; vinhos de jabuticaba; cosméticos naturais; artesanatos locais e quitandas. Ao longo do evento, barracas de comidas típicas como o tradicional pastel de feira, o pastel de angu mineiro e o Tropeiro da ADAF (vendido para arrecadar fundos para a associação dos doceiros), também serão dispostas.
São Bartolomeu fica localizado a cerca de 50 minutos da sede de Ouro Preto, foi apelidado como um “Doce pedaço de Ouro Preto”, devido à produção artesanal da famosa goiabada cascão. O modo de preparo do doce no distrito é reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial de Ouro Preto, desde 2008. Pia Chaves, vice-presidente da ADAF e motivadora da festa, falou sobre o significado da celebração para os moradores.
“A tradição de nosso Distrito é renovada a cada dia com a realização deste evento. Durante a Festa da Goiaba, comemoramos a colheita anual, comercializamos nossa produção, colaborando com a sustentabilidade de mais de 20 pequenos negócios familiares, mas é acima de tudo onde reafirmamos nossa cultura doceira e deixamos o registro de nosso trabalho para as gerações futuras. A edição deste ano celebra os 16 anos do registro da Arte Doceira de São Bartolomeu como Patrimônio Cultural e Imaterial de Ouro Preto, afirma a doceira.
Aqueles que desejam aproveitar a Festa com tranquilidade e conhecer as belezas naturais do local, devem se apressar, tendo em vista que as opções de hospedagem em São Bartolomeu são limitadas. Os distritos de Glaura, Cachoeira do Campo e Santo Antônio do Leite são mais próximos e oferecem maiores possibilidades de acomodação. Uma outra opção é ficar em Ouro Preto, onde a rede hoteleira é mais ampla.
PROGRAMAÇÃO
DIA 19 | Sexta-feira
17h - Abertura Oficial com autoridades, doceiras e produtores locais
18h - Início da Programação cultura
21h - Início dos shows
22h - Último show da noite
DIA 20 | Sábado
10h - Abertura da Feira de Doceiras e Produtores Locais e Oficina gastronomia Infantil
12h - Início da Programação Cultural e abertura dos Shows
22h - Último show da noite
DIA 21 | Domingo
10h - Abertura da Feira de Doceiras e Produtores Locais e Oficina gastronomia adulto
12h - Início dos Shows
16h - Último show do dia
Deixar Um Comentário