Há 30 anos, em janeiro de 1994, no dia 23, foi criado e instalado - em espaço cedido, o Clube da Maior Idade Renascer Ouropretano, com a finalidade de entretenimento, através de atividades artísticas e socioculturais, visando a melhoria da qualidade de vida dos idosos e aposentados da cidade.
Estas atividades tiveram início com a promoção de um baile carnavalesco, conquistando na época, uma grande adesão, por parte dos idosos da comunidade. A partir deste evento, foram acrescentadas gradativamente mais atividades como: ginástica, dança de salão, artesanato, yoga, pintura, teatro, hidroginástica, dança sênior, seresta e musicalização.
Dias depois da sua criação, já integrado com outros grupos estaduais, participou da criação estadual da Associação Brasileira de Clubes da Maior Idade. Em 1996 o Clube engajou-se na preservação do meio ambiente, através da coleta de latinhas, sendo pioneira nesta questão na cidade e também foi realizado o primeiro desfile de Miss.
Em 1997 foi criado o grupo de Seresta, que proporcionou ao Clube uma maior visibilidade social, em face de suas apresentações, não só na cidade como em outras da região e do estado. Também em 1997 foi lançado o bloco carnavalesco “Gatas e Gatões, participando desde então dos desfiles de blocos da cidade.
Outras atividades foram sendo acrescentadas às existentes, sendo que em 1998, foi criado o grupo de teatro, que tem apresentado diversas peças e esquetes nas festividades do Clube. No ano de 1999 (13 de janeiro), o Clube foi considerado como de Utilidade Pública Municipal. Neste ano também recebeu de doação o terreno para a construção de sua sede, uma vez que, desde a sua fundação, sempre contou com a colaboração de outras entidades para fazer as suas reuniões.
O Clube tem se engajado na luta pelos direitos dos idosos, participando ativamente da implantação do Conselho Municipal do Idoso e nas manifestações em favor do direito da gratuidade no transporte coletivo municipal. Em todas as atividades artísticas, religiosas, sociais e culturais da cidade, o Clube tem se feito presente por meio da participação e colaboração de seus associados.
A participação entusiástica de seus associados nas promoções do Clube, desde a sua fundação, proporcionou recursos financeiros suficientes para que em 2004, fosse inaugurada a sua sede própria. Inaugurada com apenas um pavimento, - com o esforço de sua Diretoria e a participação de seus associados - tem sido ampliada de maneira gradativa, com recursos próprios e tem proporcionado ao Clube, com a locação de seus espaços, auferir rendimentos para a manutenção das atividades oferecidas (ginástica, pintura, yoga, seresta, tai-chi-chuan, teatro e musicalização).
Todas estas atividades, contribuem para a promoção da autoestima implementação da melhoria da qualidade de vida dos idosos, que é o público-alvo do clube, sendo a ginástica e o grupo de seresta, as que mais se destacam por meio de uma participação mais entusiasta.
A partir de 2001, por cinco anos, o Clube assumiu a responsabilidade pela elaboração de enredo, confecção de alegorias e fantasias da Escola de Samba Imperial de Ouro Preto, dando assim provas da capacidade de criação, participação e envolvimento de seus associados.
Tem também atuação destacada no apoio às entidades assistenciais de Ouro Preto, sobretudo o Lar São Vicente de Paulo, com campanhas periódicas dentre os associados no sentido de prover de alguma forma, a subsistência das mesmas.
O Clube Renascer foi responsável pela decoração natalina da cidade no ano de 2013 e pela ornamentação da Semana Santa (2014) de Ouro Preto, com a criação de peças utilizando material reciclável, mostrando o potencial criativo de seus associados.
Além destas atividades, o Clube promove viagens turísticas, bailes, bazares, exposições, apresentações culturais, seminários e palestras, participando também ativamente em campanhas de preservação do meio ambiente, através da coleta de material reciclável, tais como latinhas, papelão, óleo, plásticos.
Deixar Um Comentário