Secretário de saúde de Ouro Preto descarta surto de Covid-19 em Cachoeira do Campo
Leandro Moreira desmente fake news sobre surto de Covid-19 no distrito, mas confirmou aumento de casos leves e estáveis, devido às aglomerações nos feriados de final de ano.
Circula nas redes sociais, em grupos de WhatsApp, Facebook e Instagram, a falsa informação de que o distrito de Cachoeira do Campo, localizado em Ouro Preto (MG), está passando por um surto de Covid-19.
Para checar essa informação, nossa reportagem procurou, no dia 09/1, o Secretário de Saúde Leandro Moreira. Leandro negou que o distrito passa por um surto da doença, mas, destacou que houve aumento significativo dos casos, principalmente devido às aglomerações nos feriados de final de ano.
“Não há indício de surto da covid 19 em Cachoeira do Campo. Realmente o que vem acontecendo desde 2023, principalmente após o feriado é um aumento do número de casos confirmados devidos à aglomeração de pessoas. Nós mantemos nossas testagens nas unidades, justamente para acompanhar esses números, mas não há motivo para alarde”, pontuou o secretário.
Leandro disse ainda que os casos que testaram positivo em 2023 e agora em 2024, são casos estáveis e leves, graças a ampla vacinação realizada na região, e reforçou a necessidade da vacinação.
“As vacinas estão disponíveis nos postos e a estabilidade da Covid 19 se deve por causa da vacina. No final do ano de 2023 foi lançado mais uma dose para as pessoas acima de 60 anos e pessoas com o sistema imunológico comprometido. Essas vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde para esse público-alvo”, completou.
O uso das redes sociais ampliou sobremaneira a comunicação no planeta, e tem como efeito o que chamamos de globalização das informações em tempo real. No mundo globalizado, é possível publicar textos e fotos e fazê-los percorrer todo o planeta em questão de segundos. Mas a principal inimiga da informação nesse processo é a chamada ‘Fake News’, notícias falsas criadas por pessoas com intenções, muitas vezes maléficas.
O Jornal Voz Ativa orienta às pessoas que não compartilhem informações sem primeiro checar a sua veracidade. Notícias falsas comprometem a comunicação social dos órgãos públicos, causam medo e desestabilizam a sociedade.
Deixar Um Comentário