Neabi recebe “Comenda da Liberdade Chico Rei” da Câmara de Ouro Preto

A comenda tem como finalidade reconhecer atuações relevantes para o reconhecimento e desenvolvimento da promoção da igualdade racial.

Home » Neabi recebe “Comenda da Liberdade Chico Rei” da Câmara de Ouro Preto
Por Assessoria de Comunicação Institucional - Universidade Federal de Ouro Preto Publicado em 30/11/2023, 13:50 - Atualizado em 30/11/2023, 13:54
Foto — Reprodução. Crédito — ACI/UFOP. Siga no Google News

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da UFOP recebeu a honraria "Comenda da Liberdade Chico Rei" da Câmara de Ouro Preto. A comenda tem como finalidade reconhecer atuações relevantes para o reconhecimento e desenvolvimento da promoção da igualdade racial.

Iniciativa dos ex-vereadores Chiquinho de Assis — atual secretário de meio ambiente de Ouro Preto — e Juliano Ferreira, a honraria integra, desde 2020, as celebrações da semana da Consciência Negra e do Novembro Negro em Ouro Preto. A homenagem ao Neabi ocorreu em solenidade no Plenário da Câmara Municipal de Ouro Preto (CMOP) na última sexta-feira (24).

https://www.youtube.com/watch?v=nsrcpXVXAWo
Confira a transmissão — Comenda Liberdade Chico Rei 2023/CMOP.

Clézio Roberto Gonçalves, coordenador geral do Núcleo, menciona a representatividade e a conquista de espaço na sociedade por parte da população negra refletidas/contidas no recebimento dessa comenda. "Essa homenagem é um movimento que confirma e reconhece o trabalho comprometido e de qualidade que o Neabi vem desenvolvendo". Ele ressalta que "precisamos de garantia de espaço de direito e de igualdade para a população negra de Ouro Preto".

O professor ainda comenta que a homenagem desafia e, sobretudo, incentiva a continuidade das atividades do Neabi enquanto coletivo político e de pesquisa dentro da universidade pública. "A solenidade nos impulsiona a continuar defendendo e lutando pela inclusão de direitos da minoria preta e pelas condições de sua permanência na UFOP, além de lutar por uma universidade cada vez mais antirracista e inclusiva", completa.

Deixar Um Comentário