FAOP convida para aula gratuita de arte no Horto dos Contos

Encontro é promovido pelo Curso de Bordado: criação e arte, da Fundação de Arte de Ouro Preto.

Home » FAOP convida para aula gratuita de arte no Horto dos Contos
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 17/11/2023, 11:31 - Atualizado em 17/11/2023, 11:32
Foto — Reprodução / Divulgação. Siga no Google News

O curso de Bordado: criação e arte, da Fundação de Arte de Ouro Preto, convida toda a comunidade para uma aula de arte aberta no Horto dos Contos.

As professoras do Núcleo de Arte & Ofícios da FAOP, Ednara Moraes e Bárbara Mol, chamam todas as pessoas interessadas a se reunir no Horto dos Contos – pela entrada do Pilar, no dia 22 de novembro às 14h -, com o desejo de criar juntas.  

Característica da memória é o fragmento que se cristaliza, é a passagem da experiência que se transforma. Isso que se mantém em nosso corpo, em nossa lembrança, se torna uma imagem que resiste, orgânica e viva. Por isso, convidamos as/os participantes a levarem tecidos relacionados às suas histórias e experiências pessoais, adquiridas ou herdadas, como roupas, lenços, guardanapos, fronhas, panos em geral que testemunharam/testemunhem algo que queremos tecer de outra forma, reescrever, bordar.  

Tentaremos, assim, com essa matéria plástica e sensível, explorar a criação através da técnica do bordado, tanto em panos domésticos/íntimos quanto em folhas naturais recolhidas do Horto. Entrelaçar as matérias que compõem a nossa biodiversidade também é um gesto artístico.

Para esse dia faremos um lanche coletivo (qualquer contribuição será bem-vinda!) para celebrar nosso primeiro encontro que é, antes de tudo, uma homenagem à querida artista e profª. Ana Célia Teixeira, que nos deixa belíssimas imagens de uma vida dedicada à arte, ao convívio alegre e criativo.

[Âmbar leva certa de 40 mil anos para se formar. Quando uma planta produtora de resina é ferida ou sofre uma quebra na superfície, a resina escorre e forma um revestimento protetor sobre a ferida da planta. Quando deixada ao ar livre e aquecida pela luz do sol, ela começa a endurecer, ocasionalmente, essa parte acaba enterrada. Durante um longo período, os compostos da resina vão se transformando, numa interação com o ambiente para formar um emaranhado de ligações moleculares. Este processo dá origem ao material duro e vítreo que conhecemos como âmbar, e também pode preservar, com fidelidade extraordinária, as formas de quaisquer pequenas criaturas presas no âmbar. Fonte: National Geographic].

Serviços

O que: Aula aberta de Bordado: criação e arte
Quando: 22 de novembro, quarta-feira, das 14 às 17h
Onde: Horto dos Contos, entrada Pilar, Ouro Preto.
Material: Linhas de texturas e cores variadas, agulhas, tesoura, tecidos de uso pessoal/doméstico relacionados à memória particular/coletiva.

Foto — Reprodução / Divulgação.

Público livre

O Âmbar da Memória é um projeto-piloto idealizado pela artista Bárbara Mol que pretende reunir pessoas interessadas nas artes têxteis para partilhar o processo criador e outras vivências em Ouro Preto.

*Caso chova, mudaremos a data de encontro/**Foto Bordado da aluna Maria das Graças Lacerda, ainda em aula com a profa. Ana Célia Teixeira.

Deixar Um Comentário