Motoristas e pedestres já podem se sentir aliviados. A Rua Padre Rolim, no bairro São Cristóvão, via estratégica no fluxo de trânsito da cidade, foi reaberta nesta sexta-feira (10/11). A abertura foi feita simbolicamente com o corte da fita e o trajeto feito com um carro antigo, um Chevrolet 1941.
Quem dirigiu o carro que levou o prefeito Angelo Oswaldo, a vice-prefeita Regina Braga, e outras pessoas da administração pública, foi Cornélio José, idealizador de um evento de carros antigos que acontece anualmente em Cachoeira do Campo. As viaturas de forças de segurança da cidade também seguiram em cortejo. A via foi efetivamente aberta às 12h18. Alguns usuários do transporte coletivo reclamaram da demora da cerimônia que teve início por volta das 11h.
Confira abaixo a transmissão ao vivo realizada pelo Jornal Voz Ativa:
A rua estava fechada desde o dia 11 de setembro. No local, foram realizadas ações de reforço do talude existente e contenção por meio de muro gabião, além de obras de drenagem pluvial para evitar percolação e saturação de água no terreno.
Por ser um local de extrema importância e grande fluxo de pessoas, a via permaneceu até hoje liberada para pedestres que precisam circular pelas imediações do bairro São Cristóvão. A utilização de maquinários no local teve a intenção de impedir o tráfego de veículos durante todo o processo. O itinerário dos ônibus também foi alterado e o ponto final passou a ser o posto de gasolina localizado próximo ao Museu Boulieu, na mesma via.
O local tem um histórico de deslizamentos e passa por problemas durante os períodos chuvosos. A expectativa é que com a execução dos trabalhos, que acontece mais de um mês antes do prazo estabelecido para conclusão das obras, o problema seja resolvido.
A partir de hoje, com a reabertura da via, espera-se que os engarrafamentos em horários de pico do tráfego em outros bairros, como Barra, não aconteçam mais.
Veja fotos da cerimônia por Tino Ansaloni / Jornal Voz Ativa:
Parabéns ao prefeito Ângelo Oswaldo pela concretização desta obra de grande relevância