Mais 5 casas do Programa “Um teto é tudo” são entregues em Cachoeira do Campo

O próximo passo da Prefeitura de Ouro Preto será a entrega de mais 54 moradias

Home » Mais 5 casas do Programa “Um teto é tudo” são entregues em Cachoeira do Campo
Por João Paulo Silva Publicado em 09/11/2023, 16:41 - Atualizado em 09/11/2023, 16:53
prefeito-angelo-fala-entrega-casas-populares-cachoeira-campo
Foto – Prefeito, concede entrevista durante cerimônia de entrega das casas / Crédito – Tino Ansaloni Siga no Google News

A Prefeitura Municipal de Ouro Preto (PMOP), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, realizou a entrega das primeiras unidades habitacionais, da segunda fase de obras do Residencial Vila Alegre, no distrito Cachoeira do Campo. Com a benção de Padre Harley Carlos de Carvalho Lima, a cerimônia de entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira (08/11).

https://youtu.be/KndUuywywKY

Cinco famílias ouro-pretanas saíram do aluguel social e receberam suas casas. O número não chega nem perto do projeto final que pretende entregar outras casas populares construídas em local seguro. A partir do programa habitacional “Um teto é tudo”, o Residencial Vila Alegre receberá mais 59 moradias que atenderão às necessidades da população ouro-pretana.

O evento contou com a presença do Prefeito Angelo Oswaldo, da Vice Prefeita, Regina Braga, do secretário de Governo, Yuri Assunção, da secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Camila Sardinha, do secretário de Obras, Franklin Evangelista, do secretário de Segurança e Trânsito, Juscelino Gonçalves, da secretaria de Educação, Deborah Etrusco, do Deputado Federal, Miguel Ângelo, dos Vereadores Vanderley Kuruzu, Vantuir Silva, Naércio Ferreira, Lilian França, e  do Gerente de Habitação, Pedro Moreira.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, que desde suas gestões anteriores luta para entregar moradia digna ao povo ouro-pretano, falou da importância dessa conquista. “Um teto é tudo, todo mundo tem esse sonho. Justamente por isso escolhemos esse nome [Um teto é tudo] para o Programa Habitacional de Ouro Preto”. 

“Estamos, hoje, entregando as cinco primeiras casas de um conjunto de 59 aqui na Vila Alegre, onde no governo passado nós já havíamos criado também um grande conjunto habitacional e agora continuamos com as obras”, afirmou o prefeito.

O prefeito Angelo Oswaldo disse também que a prefeitura está com investimentos em Antônio Pereira e Ouro Preto, e que estão dando uma atenção especial ao bairro Taquaral, onde há um grave problema de estabilidade dos terrenos. “Nós queremos as famílias em terra firme. Casa forte em terra firme é o objetivo do nosso governo”.

O chefe do executivo destacou também que Cachoeira do Campo possui clima e topografia ideais para a construção de conjuntos habitacionais. Angelo disse que houve um trabalho muito sério para a destinação das casas a quem realmente necessita.

Empolgado com entrega das casas, Angelo falou que a sua gestão também está em contato com o governo federal em busca de investimentos para que o programa cresça ainda mais. “Há poucos dias esteve em Brasília uma equipe da prefeitura formada pela secretária de Desenvolvimento e Habitação, Camila Sardinha; o secretário de governo Yuri Assunção e o gerente de Habitação, Pedro de Freitas Moreira”.

Angelo Oswaldo disse que o presidente Lula, recentemente, relançou um programa residencial e a Prefeitura de Ouro Preto já está se credenciando a fim de buscar parceria com o governo federal para que o programa de habitação contemple outros públicos como servidores municipais, classe média e outros.

“Mas levando em conta as peculiaridades geográficas de Ouro Preto, precisamos ter um controle para que não se tenha edificações em locais passiveis de deslizamento, além de outras áreas que são passíveis de alagamento. Então, as construções precisam ser feitas em áreas adequadas. Por isso, buscamos definir onde fazer. Tenho certeza que esse programa desenvolvido lá em 2012 e que depois ficou parado por tanto tempo continuará com muito êxito. Fico até emocionado em ver a felicidade dessas pessoas que estão recebendo suas casas”.

Raimunda Pereira é mãe de 10 filhos, tem 32 netos, dos quais 5 moram com ela, e 9 bisnetos. “Eu estava com medo, preocupada que meus netos não tivessem uma casa para morar. Agora, Deus me deu essa benção, aos 85 anos, recebi a casa. Estou chorando sim, mas é de alegria”. David Ratz, neto de Dona Raimundo também fez questão de falar. “Ficamos muito tempo morando de aluguel no Metalúrgicos. Espero que essa casa seja muito abençoada”.

A vice-prefeita Regina Braga contou da felicidade em ver a senhora entrando em sua casa própria pela primeira vez. “Eu entendo a sua felicidade, afinal, quer não quer um teto? Cinco famílias ficarão muito felizes. Aproveito para agradecer a empresa responsável, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, a Secretaria de Obras e toda a sua equipe”. Regina disse ainda que este é apenas o começo, pois outras casas serão entregues em Cachoeira do Campo, Antônio Pereira e na sede Ouro Preto.

O vereador Wanderley Kuruzu Rossi Jr, militante da causa habitacional na cidade disse sentir uma emoção muito grande em compartilhar com essas famílias esse momento tão especial. O parlamentar também lembrou que o projeto teve início na gestão anterior do prefeito Angelo Oswaldo. “Trata-se de uma retomada com a força que o assunto merece por meio do Programa Habitacional da Prefeitura de Ouro Preto”.

Kuruzu lembra que o Residencial Vila Alegre comporta 155 casas. Foram feitas 96 na primeira etapa e agora mais 59, concluindo o total citado anteriormente. O vereador disse também que a Secretaria de Habitação aguarda apenas uma aprovação da Caixa Econômica para fazer uma licitação para serem construídas também 21 casas em Antônio Pereira.

Lucimar estava há 20 anos vivendo com o Aluguel Social e, enfim, ela está pisando numa casa que é sua a partir de agora e o mais importante, protegida de barrancos, erosões e outras ameaças. “É um sentimento de gratidão, foram 20 anos aguardando com muita paciência. É muito gratificante para nós ver esse sonho realizado. Agradeço muito a Deus e a todos que se esforçaram para que pudéssemos chegar até aqui”. 

2 Comments

  1. Sebastião Maciel 09/11/2023 em 20:19- Responder

    Gosto do Prefeito e acho seu trabalho louvável, mas Cachoeira do Campo precisa mais do que moradias. Precisa de melhorias na Avenida Pedro Aleixo que é um caos, precisa de uma ponte pra ligar a rodovia ao Campinho e Aldebaran. Precisa de sinalização e passarela ao longo da BR 356 e mais cuidado com o que restou do Patrimônio Histórico. A ponte do Palácio não demora a ser destruída.

  2. Dagmar Geralda Rodrigues Chagas 14/11/2023 em 08:35- Responder

    imagino como as pessoas q receberam suas casas ficaram felizes.Eu gostaria muito de saber quando as famílias q já estão esperando desde de 2006.qundo foi fundado o programa um teto é tudo no man
    dato do prefeito Ângelo Osvaldo
    Alguém poderia da essa resposta? seria.muito bom por quer esperamos essa resposta a quase 20 anos.

Deixar Um Comentário