A vigilância em zoonoses é responsável por executar ações estratégias de prevenção e controle de zoonoses relevantes para a saúde pública.
Na sede e nos distritos, o serviço de castração e microchipagem de cães e gatos melhora a saúde dos animais, reduzindo risco de doenças relacionadas à reprodução e contribui para o controle de superpopulação de animais de rua.
Nos meses de maio a agosto de 2023, 640 animais foram castrados e microchipados. O compromisso da administração pública com a causa animal, resultou em reconhecimento estadual pelos serviços prestados pelo município.
Para ter acesso ao serviço, preencha a ficha de cadastro disponível no Portal da zoonose, no site da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
Após preencher o formulário, a equipe da Zoonoses entra em contato com o tutor para informar o dia, local e horário da castração.
Em caso de necessidade, ligue 3559-1802.
Centro de atendimento transitório e adoção(CATA)
O centro lar é um lar de passagem e atende os cães em situação de rua. Quando solicitado o resgate dos cães em situação de rua ou que tenham sofrido algum acidente, a equipe do setor vai até o local, avalia o caso e segue o protocolo de cão RED (Recolher - Esterilizar - Devolver) ou CED ( Capturar - Esterilizar - Devolver).
Em caso de necessidade, ligue 31 98605-8471.
Cão com suspeita de leishmaniose
O setor também é responsável por avaliar cães com suspeita de leishmaniose. Quando solicitado, a equipe vai até o local para coletar o sangue e realizar a testagem do animal.
Se o resultado der positivo, a equipe volta à casa do animal e caso o tutor opte pelo tratamento do animal, ele deve enviar mensalmente o relatório do estado de saúde do animal e o comprovante veterinário.
Caso o tutor opte por não realizar o tratamento, ou não tenha condições, o animal será levado pela equipe para a realização da eutanásia.
Em caso de necessidade, ligue 31 98605-8471.
Gatos com suspeita de Esporotricose
O setor também é responsável por avaliar gatos com suspeita de esporotricose. Quando solicitado, a equipe vai até o local para realizar a testagem do animal.
Se o resultado der positivo, a equipe volta à casa do animal e caso o tutor opte pelo tratamento do animal, ele deve enviar relatório do estado de saúde do animal e o comprovante veterinário.
Zelar pela segurança e bem estar dos animais, é dever dos tutores. A zoonoses não oferece um serviço de atendimento clínico veterinário, os tutores devem ter em mente que quando adotam um animalzinho, ele será de sua responsabilidade.
Em caso de necessidade, ligue 31 98605-8471.
Deixar Um Comentário